Para isso é fundamental desenvolver estratégias de distribuição que elevem a eficácia de seus serviços, atendam a todas as necessidades de acessibilidade dos clientes e otimizem os custos.

Mas, como desenvolver uma estratégia de distribuição eficiente?

Neste artigo vamos lhe dar 5 dicas para você desenvolver a melhor estratégia de distribuição no seu negócio. Confira:

 

5 dicas de como desenvolver uma estratégia de distribuição eficaz

Conheça o seu cliente

Conhecer as prioridades do seu cliente vai lhe ajudar a promover melhor as suas vendas e a obter os melhores resultados na sua estratégia de logística de distribuição. 

Isso porque ao ter conhecimento sobre as informações fundamentais como locais, horários de entrega e prazos, você poderá formular melhor as rotas para atende-lo com mais eficiência.

Não esqueça também de viabilizar canais de atendimento, para caso de dúvidas, críticas e sugestões, com a finalidade de melhorar os seus processos logísticos, com base nas necessidades dos seus clientes.  

 

Escolha os melhores canais de distribuição

Antes de optar por um canal de distribuição específico, é fundamental que você conheça todos os existentes, suas vantagens e desvantagens e melhor custo benefício para o seu negócio.

Já que existem produtos que necessitam de condições especiais de armazenamento e transporte e para isso, uma pesquisa de mercado pode lhe ajudar a escolher o que melhor se adapta ao seu produto.

 

Faça uma boa gestão de estoque

A gestão de estoque é uma etapa importante na sua estratégia de distribuição, já que os produtos precisam estar armazenados e bem organizados para que eles sejam enviados com mais agilidade e segurança para os seus clientes.

Essa etapa auxilia também outros setores do seu negócio, como, por exemplo, a equipe de vendas. Tendo um estoque bem organizado e otimizado, é possível ter mais conhecimento sobre os produtos, quais estão vendendo mais, quais estão acabando, evitando assim prejuízos desnecessários para a sua empresa.

 

Monitore os indicadores de desempenho

Analisar os indicadores de desempenho (KPI) ajuda a identificar os pontos de melhoria e quais ações estão sendo mais bem-sucedidas.

Com esse monitoramento fica mais fácil entender se sua estratégia está dando certo, quais pontos podem ser melhorados, e os melhores caminhos para uma tomada de decisão mais assertiva.

 

Invista em tecnologia

Utilizar a tecnologia como aliada vai potencializar a sua estratégia de distribuição e melhorar o seu setor de logística. 

Isso porque atualmente existem ferramentas que auxiliam em todas as atividades mencionadas nesse artigo, tornam as demandas mais inteligentes, ajudam a economizar tempo, dinheiro e a minimizar riscos e prejuízos. 

Como você pode ver, todas essas dicas são valiosas e essenciais para que a sua distribuidora desenvolva uma estratégia de distribuição eficiente, mantenha uma forte presença no mercado e aumente os seus ganhos.

Para isso, conte com a W3ERP, empresa líder no mercado de distribuição, que oferece os melhores serviços e ferramentas para a sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como a W3ERP pode lhe ajudar.