Como diminuir custos e se tornar mais competitivo no mercado de distribuição?
Embora o mercado esteja fragilizado, a distribuidora certamente é o elo que opera com as menores margem. Os grandes volumes e prazos de entregas cada vez mais exigentes, pressionam distribuidoras a remar contra a corrente em busca de medidas que reduzam seus custos e otimizem suas rentabilidades.
Para isso, além de atenção em um conjunto de aspectos, como finanças, atendimento ao cliente e gestão de operações, é preciso ter uma gestão de toda logística de distribuição para se destacar no mercado competitivo e ter o menor número de perdas possíveis.
Veja como ações bem pensadas e organizadas, podem fazer toda a diferença e reduzir custos.
Tamanho da equipe
Sabemos que o custo com equipe não é nada baixo, isso porque custos diretos e indiretos têm um enorme impacto nas finanças da empresa, e por isso requer atenção e planejamento, já que são despesas fixas e devem ser cumpridas. Por isso, é preciso que a distribuidora tenham uma equipe de alta performance e produtivas para que possam enxugar as contas.
Para estimular seu time de colaboradores, invista em remunerações justas atreladas a produtividade, forneça boas condições de trabalho e segurança. Mas não se esqueça, é preciso utilizar tecnologias e processos que contribua para esse desempenho, assim você terá equipe enxuta e produtiva.
Logística e transportes
Sem dúvidas essas são as áreas que concentram os maiores custos e erros operacionais da hora da distribuição. Trabalho manual, elevado número de profissionais, erros na separação e conferência, falta de controle de validade e de organização de carga jogaram os lucros da empresa no “ralo”, principalmente no que diz respeito a rotas, onde muitas vezes são feitas com base no “conhecimento” do motorista, um dos maiores causadores na queda da rentabilidade.
Para evitar que a renda da sua distribuidora seja afetada por esses custos, é preciso utilizar tecnologia e processos. Sistemas voltados para logística, coletores de dados e localizadores contribuíram para que a empresa tenha uma equipe qualificada, com processos e técnicas ágeis e de qualidade.
A importância do balanço
Fazer a apuração dos ativos da distribuidora contribuirá para que o gestor tenha a real situação financeira da empresa em determinados períodos, ou seja, há uma análise de diversos indicadores econômicos para que seja formulado um balanço financeiro, evitando que fatores negativos contaminem os resultados positivos.
Saiba os ativos, estoque (valor de custo), bancos, caixa e contas a receber em aberto, e os passivos, contas a pagar e inadimplência acumulada de clientes, do seu negócio. Fique atento a variação desse número, eles indicaram para qual sentido sua empresa estará indo, possibilitará que você tome medidas para evitar ficar no vermelho.
Solução ERP
Como falamos anteriormente, a tecnologia e processos são grandes aliadas das distribuidoras na redução de custos. Isso porque, o software ERP web permite centralizar todas as informações em um único sistema, podendo ter o controle de todos os setores de forma integrada, como por exemplo, setor financeiro, gestão de processos e pessoas, movimentações, compra e entrega.
Além disso, o software fará o cruzamento de dados e informações entre os setores e identificará possíveis falhas ou erros na produção ou entrega, auxiliando na tomada de decisões assertivas e novas tendências de mercado. Gerando oportunidade de negócio e traçando estratégias eficientes para a distribuidora, além de ser um diferencial frente à concorrência.
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