Como escolher um sistema de gestão para seu e-commerce
Ter um sistema de gestão empresarial é uma das decisões mais importantes para quem deseja ter um e-commerce. Isso porque ele será o responsável por integrar diversos setores da distribuidora, como estoque, logística, financeiro, controladoria entre outros.
E é por integrar tantos setores da distribuidora que é preciso atenção e cuidado ao escolher um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa que deseja expandir seu negócio para o mercado virtual, o ERP ou sistema de gestão empresarial.
Mas a pergunta que fica é: como escolher um sistema ERP adequado para o e-commerce da sua empresa? Confira:
O que é um ERP para e-commerce?
O ERP para e-commerce nada mais é do que um sistema integrado de gestão voltado para o controle de lojas virtuais, garantindo operações eficientes e geração de lucro. Além disso, há particularidades neste tipo de negócio que precisam ser contempladas, coisas que um ERP comum não atenderá sua distribuidora.
Entres os módulos que um ERP para e-commerce tem são: faturamento, financeiro, fiscal, logística, gerencial, compras, estoque e relacionamento. Com esses modulos, sua distribuidora poderá automatizar processos, definir projetos e otimizar lucros. Tudo de maneira integrada, evitando erros e retrabalhos.
Como escolher o ERP adequado?
Até aqui já entendemos o que é o ERP para e-commerce, agora chegou a hora de saber como escolher o ERP ideal para o sistema da sua distribuidora. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo!
Escolha um ERP especializado no seu nicho
Existem no mercado diversos ERP’s especializados, que atendem diferentes nichos, além de atuar em segmentos específicos como: serviços, distribuidora, reformadora, indústria entre outros. Por isso, ao escolher um ERP busque aquele que se enquadra no segmento de atuação da sua empresa.
Assim, seu negócio ganhará velocidade na implementação e efetividade nas soluções.
Avalie o custo-benefício
Avaliar o custo benefício que o ERP trará para sua distribuidora é passo importante na hora de escolher o software. Não basta ter preço acessível se não entrega as funcionalidades que a distribuidora precisa, o que também não adianta ter um sistema completo se as funcionalidades principais que a empresa precisa não é oferecido.
O ideal é verificar dentro das opções de mercado o que elas oferecem de funcionalidade, suporte e treinamento, fazendo o levantamento de custos com a implementação de mensalidade.
Ou seja, sua distribuidora precisa de um sistema integrado, um e-commerce nativo onde o gestor terá a sua disposição a mesma equipe de atendimento do ERP, que conhece bem os caminhos das duas tecnologias.
Pesquisa bastante antes de fechar o contrato
Antes de fechar contrato o mais indicado é validar com outros clientes do sistema de gestão empresarial que está comprando se a integração e funcionalidades dele funcionam para o e-commerce. Isso ajudará o gestor a avaliar se o sistema é adequado ao seu negócio e se atende as necessidades da distribuidora, evitando surpresas desagradáveis no futuro.
Certifique-se que o contrato atende ambas as partes, colocando toda a equipe a parte das obrigações e dos direitos da empresa com essa aquisição. Além disso, busque referência, indicações de clientes ou amigos que já trabalham com o sistema.
Quais são os benefícios do ERP para e-commerce?
Entre as principais vantagens que um ERP para e-commerce pode oferecer, estão:
Reduz a redundância de dados e os erros
Com o ERP integrado ao e-commerce, dados e informações de envio, pagamento, pedido e outros detalhes dos clientes são coordenadas de forma conjunta, evitando erros e qualquer redundância no sistema da distribuidora. O que poderia facilmente acontecer com o trabalho manual.
Aumenta a produtividade interna
Como falamos, o sistema integrado desempenha um papel importante em simplificar processos e se tornar mais automatizado e produtivo. Como por exemplo, os pedidos feitos seja pelo site ou através do aplicativo força de venda, são integrados ao sistema em tempo real, possibilitando que qualquer funcionário possa rastrear o produto instantaneamente.
Emissão de relatórios financeiros
Quando falamos em gestão financeira, o ERP pode ser um grande aliado ao e-commerce. Isso porque, ele classifica as despesas e cruza com a disponibilidade de receita, apresentando um fluxo de caixa mais otimizado e eficiente para distribuidora.
Com a integração do ERP com o e-commerce, todos os dados de venda quanto de títulos a receber ficam armazenados e gerenciados dentro do sistema de gestão. Podendo utilizar eventualmente para o envio de cobranças diretamente para o cliente.
Como podemos ver, um ERP para e-commerce pode trazer inúmeros benefícios para a distribuidora. Já que além de facilitar grande parte dos desafios enfrentados no mercado online, oferece profissionalismo, simplifica processos e tornar as ferramentas da distribuidora mais profissionais, baseando-se em melhores resultados.
Mas é preciso atenção na hora de escolher um ERP, afinal, será uma parceria de longo prazo.
Está em busca de um ERP para sua distribuidora? Nós podemos te ajudar!
A W3ERP é mais uma referência no mercado de softwares de gestão online. Com a W3ERP, além de usufruir de todas essas prerrogativas e benefícios, sua empresa poderá impulsionar seus processos e resultados adaptando o software a realidade necessária da empresa. Não perca a chance de conhecer essa grande solução agora mesmo!