Assim, a logística deve ser a mais qualificada possível, apresentando pontualidade nas entregas e com um custo dentro do exigido para que o preço final não sobrecarregue, além de garantir uma entrega rápida e segura. Mas como fazer isso na prática?

 

Neste artigo, vamos tratar de dicas valiosas para você ter ainda mais qualidade na gestão logística da sua distribuidora de cosmético. Confira!

Faça um bom planejamento

 

O primeiro passo para melhorar o processo logístico da sua distribuidora de cosméticos é o planejamento. Essencial para entender as necessidades e funcionamento da empresa, é preciso visualizar de uma forma ampla cada setor da distribuidora, desde os pedidos, entregas e os custos. 

 

Para isso, o mais indicado é que a distribuidora conte com um sistema de gestão eficiente, voltado para distribuidora e que entenda a complexidade do setor, como por exemplo, estoque, financeiro e vendas. 

 

Além disso, é preciso acompanhar os indicadores de desempenho e relatórios detalhados de todos os processos que envolvem a logística de uma distribuidora de cosmético. Isso contribuirá para que além de uma boa gestão logística, sua distribuidora possa aumentar a própria lucratividade e tenha mais eficiência no ramo de atividade. 

 

Cuide com o armazenamento

 

Por lidar com grandes quantidades de produtos e que exigem um armazenamento de qualidade, a distribuidora de cosméticos precisa de uma local adequado e estruturado, além de bem monitorado, e que sejam seguidos processos adequados para o transporte. Não esquecendo que para muitos produtos é preciso considerar a logística reversa, captando os resíduos produzidos pelos clientes.

 

Sendo assim, o setor de armazenagem deve estar em constante sintonia com o setor de transporte e logística, fazendo o planejamento adequado para entrega e recolhimento de produtos. 

 

Terceirização ou entrega própria?

 

Essa talvez seja uma das maiores dúvidas das distribuidoras de cosméticos profissional, afinal, qual distribuidora não quer crescer sem perder qualidade, não é mesmo, aí que entra a terceirização. 

 

Muitas empresas de transportes vêm se especializando em logística de produtos cosméticos, já que a trepidação, temperatura entre outros fatores podem afetar diretamente a qualidade do produto. Com isso, ter uma empresa terceirizada especializada pode trazer além de economia para a distribuidora, mais eficiência na entrega e menos dor de cabeça para gestor. 

 

Mas vale lembrar que na hora de escolher uma empresa terceirizada, busque uma que tenha processos automatizados e eficientes, que tenha um ERP web que possa integrar ao sistema da sua distribuidora para fazer o controle de estoque e entrega. 

 

Conte com a tecnologia

 

Como falamos acima, para aperfeiçoar o processo logístico da sua distribuidora de cosméticos nada melhor que utilizar a tecnologia. Assim, software de gestão como o ERP web e o aplicativo força de venda são ótimos aliados, monitorando o estoque, trajeto de transporte e até mesmo auxiliando nas vendas externas. 

 

Como o software de gestão seu processo logístico pode ir mais além, controlando o recebimento de mercadoria, fazendo a gestão da entrada e saída do estoque e ainda fazendo a gestão de finanças de toda parte burocrática.  Deixando o gestor livre para utilizar seu tempo pensando em novas atuação no mercado para expandir o negócio. 

 

De fato o processo logístico das distribuidoras de cosméticos podem ser ainda mais eficientes com o apoio da tecnologia. Por isso, é bom contar com parceiros certos como a W3ERP, empresa especializada em software de gestão para distribuidora, capaz de integrar o ERP + E-commerce Nativo + Aplicativo de Vendas + Dashboard em tempo real.

 

Não perca tempo, tenha um sistema de gestão e melhore o processo logístico da sua distribuidora. Fale com um de nossos especialistas.