Dicas para a contabilidade de distribuidora
Muitos administradores acabam não dando a devida atenção a contabilidade, mesmo sendo tão importante para a estratégia da empresa e para a tomada de decisões assertivas. Por abranger importantes números para o funcionamento da organização, a contabilidade é papel principal para a ascensão da distribuidora.
Quando o gestor da distribuidora é negligente com a contabilidade diversos problemas financeiros podem surgir, que vão de débitos tributários até o fechamento da empresa. Por isso, é preciso que todas as informações contábeis sejam coletadas, analisadas e organizadas constantemente.
Isso garantirá que a sua distribuidora tenham uma contabilidade eficiente, evite prejuízos e possibilite a expansão da empresa. Quer saber mais sobre a importância da contabilidade para sua distribuidora? Confira, neste artigo, todos os detalhes!
Qual a importância da contabilidade?
Segundo pesquisa realizada peloIBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de atividade. Isso ocorre devido a falta de planejamento e ausência ou ineficácia da gestão financeira. Por essa estatística, podemos entender o qual é importante a contabilidade financeira para um distribuidora.
Ter os dados obtidos pela contabilidade é a forma mais segura de administrar e prever receitas. Podendo gerenciar investimentos, contratações, gastos e até mesmo economias para projetos futuros, garantindo previsões assertivas e personalização dos dados e números para uma boa decisão.
Para ajudar a clarear as ideias e entender a importância da contabilidade na gestão da sua distribuidora, vamos mostrar como é essa importância na prática.
Previsibilidade de crescimento
Imagine você administrando sua empresa sem ter a menor previsibilidade do que acontecerá nas finanças da distribuidora nos próximos meses ou ano? Com a contabilidade você não irá administrar no “escuro”, ele irá promover o planejamento adequado de cada passo financeiro que sua distribuidora poderá tomar.
Isso irá facilitar que além de atingir seus objetivos com mais gerência e planejamento, aumentará a credibilidade da distribuidora perante os investidores e o mercado. Se mostrando um grande potencial entre os concorrentes.
Antecipação de imprevistos
Além da previsibilidades de lucros e despesas, a contabilidade permite que o gestor da distribuidora antecipe erros e problemas de análises de números e dados. Na prática, será possível tomar decisões assertivas mesmo se houver algum gasto não planejado. Uma vez que, com a contabilidade é possível ter a antecipação de valores futuros.
O gestor poderá manter suas atividades mesmo em épocas de crise, isso porque, com a contabilidade é possível fazer a gestão de custos e despesas, alinhando os lucros para que as finanças esteja sempre positivas
Previsibilidade de lucro
Como falamos anteriormente sobre previsibilidade, com a contabilidade é possível prever o quanto a distribuidora lucrará em determinados períodos. Facilitando na hora de decidir sobre novas contratações, gastos, investimentos ou até mesmo economia. Ter em mão os dados obtidos pela contabilidade é a forma mais fidedigna de prever as receitas.
Apesar disso, muitos gestores acabam cometendo o erro de prever somente lucros do fluxo do mercado. Esse estudo é feito por meio da contabilidade e do histórico da própria distribuidora. A personalização dos dados e números é fundamental para uma boa decisão.
Planejamento de despesas
Tão importante quanto o planejamento de lucro, a previsão de despesas também deve ser analisada e estudada pelo gestor, assim, as chances de algum erro diminui consideravelmente, uma vez que, com o planejamento torna-se mais fácil a identificação de falhas.
A contabilidade permite identificar os meses onde tiveram valores altos de despesas e o motivo, como por exemplo, estoque, folha de pagamento ou tributos e impostos. Com essa percepção, o administrador consegue administrar as despesas de forma assertiva, sem comprometer o capital de giro da empresa.
Como podemos ver, decisões importantes de uma distribuidora pode ser tomada com base em números e na contabilidade da empresa. Sem dados e informações fiéis, fica ainda mais difícil administrar de forma analítica e assertiva. Por isso, a contabilidade é um pilar tão importante nas decisões e administração da distribuidora.