Gestão contábil: indispensáveis para a saúde da Distribuidora
Muitos gestores não dão a devida atenção e importância que a contabilidade precisa, mesmo sendo fator importante para a ascensão e estratégia de uma distribuidora. Fluxo de caixa, análise de investimentos e análise das demonstrações contábeis, por exemplo, são termos contábeis que devem fazer parte do glossário de qualquer gestor.
Quando o gestor da distribuidora é negligente com a contabilidade diversos problemas financeiros podem surgir, que vão de débitos tributários até o fechamento da empresa. Por isso, é preciso que todas as informações contábeis sejam coletadas, analisadas e organizadas constantemente.
Isso garantirá que a distribuidora tenha além de uma contabilidade eficiente, entregue as obrigações acessórias ao Fisco. Saiba mais sobre os pontos mais importantes da contabilidade para sua distribuidora!
Importância do Demonstrativo contábil
Se o gestor quer analisar a saúde da sua distribuidora, basta verificar os demonstrativos contábeis, isso porque, ele contém dados relevantes para administrar e prever receitas. Podendo gerenciar investimentos, contratações, gastos e até mesmo economias para projetos futuros, garantindo previsões assertivas e personalização dos dados e números para uma boa decisão.
O Demonstrativo Fluxo de Caixa é obrigatório para empresas de capital aberto segundo a lei 11.638/2007. Já que através do fluxo de caixa é possível identificar o mapa dos somatórios de ingressos e desembolsos financeiros de uma empresa em um determinado momento. Ajudando, assim, a evitar fraudes contábeis.
Com o planejamento contábil é possível projetar as despesas de forma a não comprometer o capital de giro da distribuidora. Podendo identificar períodos em que as despesas ou receitas foram maiores e menores, e os motivos para tal resultado.
Tecnologia aliada a contabilidade
Embora acreditem que a tecnologia não pudesse apenas substituir a contabilidade como outras profissões, não é o caso. Essa tecnologia e outras novidades têm beneficiado a contabilidade, e profissionais adaptados não só ajudarão a otimizar os processos da distribuidora, como também alcançarão resultados satisfatórios.
Confira os principais benefícios do uso de software de gerenciamento integrado para contabilidade.
Prazos mais longos: como a burocracia acaba perdendo tempo, como envio de documentos e relatórios físicos aos contadores, sua equipe terá mais tempo para focar em ações estratégicas de maior impacto.
Economia de serviços: além de economizar mais tempo, você também pode economizar dinheiro cancelando a contratação de serviços anteriormente necessários, como o trabalho de mensageiros de envio de documentos.
Precisão das informações: a integração eliminará erros de digitação, eliminando assim problemas como o envio de informações incorretas às autoridades fiscais ou outras agências reguladoras.
Legalidade: manter legalmente as NF-es XML recebidas e publicadas no sistema no prazo estipulado em lei. Isso garantirá que a coleta e liberação do acesso dos contadores a esses arquivos seja mantida. Essa facilidade pode evitar muitos problemas, como multas e penalidades que podem atrapalhar o desenvolvimento da empresa.
Organização: Com a simplificação de todos os controles sobre o correto pagamento de impostos, sua distribuidora dará um grande passo rumo à organização financeira.
A importância do fluxo de caixa também ajuda muito, pois conhecer as entradas e saídas da empresa é essencial para controlar as despesas.