Nesse contexto, surge o conceito de Logística 4.0,  trazendo novas soluções e modelos de negócios mais inovadores, a fim de promover o desenvolvimento de processos e equipes e de aumentar o potencial das empresas.

Acompanhe o nosso artigo para entender mais sobre esse termo, sua origem, os benefícios e como aplicar de forma simples na sua Distribuidora.

O que é a Logística 4.0

O conceito da logística 4.0 está relacionado ao da Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial.

A Indústria 4.0 significa a evolução, a completa automação dos processos industriais e empresariais por meio do uso de tecnologias inovadoras como big data, inteligência artificial (IA), internet das coisas (Iot), computação em nuvem, realidade aumentada, entre outras.

A logística 4.0 segue os mesmos objetivos da Indústria 4.0, e utiliza das tendências e da tecnologia com a intenção de tornar os processos mais integrados e eficientes, permitindo maior acesso a dados para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva e uma melhor performance dos resultados do negócio.

Benefícios da Logística 4.0

Deste modo, com a aplicação dessas tecnologias, todo o processo de logística se torna ainda mais inteligente e assertivo. As distribuidoras que aderem a essa inovação garantem muitos benefícios para os seus negócios, já que a Logística 4.0 promove a redução de erros e custos, melhora significativa da eficiência operacional e da comunicação, melhora na rentabilidade, entre outros.

Veja outras vantagens da Logística 4.0:

Automação

A automação dos processos logísticos é um importante passo na gestão empresarial, já que substitui processos manuais pela tecnologia, diminuindo as chances de falhas humanas, retrabalhos e contribuiu para o aumento da produtividade das equipes.

Integração e Armazenamento em nuvem

Com a integração dos processos se tornam mais ágeis e com o armazenamento em nuvem os dados e arquivos podem ser acessos sem a necessidade de encontro presenciais, mas sim por meio de dispositivos móveis, como um tablet ou um smartphone, por exemplo.

Conectividade em tempo real

A conectividade em tempo real também favorece a análise dos dados, já que é possível ter acesso às informações em tempo real, o que no caso da logística, por exemplo, ajuda no monitoramento de cargas, manutenção da frota, controle de estoques, entre outros.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial possibilita criar ferramentas e processos mais inteligentes e eficazes que possibilitam a escalabilidade e o aumento da produção e dos serviços.

Como aplicar de forma simples

Como foi dito anteriormente, a adesão da tecnologia deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para as empresas que desejam se destacar no mercado e garantir um futuro promissor para os negócios.

No caso das distribuidoras, optar pela adesão da Logística 4.0 vai agregar muito aos negócios e vai trazer muitas outras vantagens competitivas.

Com as mudanças que a Logística 4.0 promove, um novo patamar no setor de logística será atingido. Para isso, é preciso estar atento às novas possibilidades e a tudo que a tecnologia tem a oferecer.

Para isso, já existem diversas soluções inovadoras que ajudam a tornar os processos logísticos muito mais eficientes, como os softwares ERPs, por exemplo, que otimizam as operações, garantem informações precisas e estratégicas, maior agilidade no fluxo de trabalho e redução dos custos.

Quer se tornar destaque no seu segmento com o auxílio de um software de gestão?

Entre em contato com a W3ERP e saiba como utilizar a inteligência de um sistema web, multi negócios, customizável, que vai muito além do gerenciamento da sua Distribuidora.