Mercado distribuidor: futuro do e-commerce B2B
As operações comerciais entre empresas são substancialmente distintas dos negócios realizados entre entidades e consumidor final. As novas possibilidades encontradas com esses modelos, juntamente com o apoio da tecnologia, estão rompendo barreiras em ritmo acelerado.
De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) pela primeira vez o faturamento do e-commerce brasileiro ultrapassará a casa dos 100 bilhões de reais. Em 2020 o e-commecer Brasileiro cresceu 18%, e a perspectiva para 2021 é crescer 26% em 2021, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões.
Aliado a essa expansão, é preciso considerar que uma loja virtual apresenta operações e manutenções com custos inferiores a um empreendimento físico, assim é visto como um grande potencial de sucesso. Por isso, grande parte das distribuidoras investe no mundo virtual como fator importante para o desenvolvimento do seu negócio.
As novas possibilidades encontradas com esse modelo, juntamente com o apoio da tecnologia, podem mudar completamente a rotina de distribuidores e outros negócios.
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E-commerce B2B
Para entender melhor o e-commerce B2B, é válido entender os dois conceitos separadamente. O mercado B2B (ou Business to Business) uma das modalidades de vendas que vem apresentando maior crescimento, é caracterizado pela relação de compra e venda entre empresas. No mercado business to business, uma empresa vende para outra, que fará a revenda para o consumidor final.
O mercado business to business, apresenta uma enorme oportunidade, mas é complexa devido às compras em grande quantidade, o que pode gerar variações nos preços de acordo com o volume de compra. Por exemplo: atacadista vende para lojistas do varejo; uma reformadora de pneus pode vender para oficinas; entre inúmeras outras opções.
Já o e-commerce refere-se a toda e qualquer empresa que utiliza a internet para realizar um negócio. Mas há também, varejistas que dependem da entrega de mercadoria pelos seus fornecedores.
Mercado de e-commerce para distribuidora
Nos últimos anos o setor atacadista foi de grande importância para o mercado consumidor, bilhões de dólares foram investidos para modernizar e melhorar a experiência do cliente final, incluindo na perspectiva da atuação do e-commerce.
A presença do atacadista e distribuidor representa 95% no abastecimento do varejo independente. Para termos uma ideia, o e-commerce representou, em novembro de 2020, 14,4% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). Sendo que nos últimos 12 meses, a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 9,3% de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 15 de janeiro.
Segundo dados da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), o crescimento constante (mantido em 2019) do setor atacadista no final de 2018, demonstra a retomada do padrão de consumo dos brasileiros, influenciado positivamente pela retomada da economia.
Vantagens do e-commerce para distribuidora
A modalidade de e-commerce para distribuidora - B2B- traz benefícios notórios principalmente para que deseja trabalhar com o mercado online, entre eles:
Redução de custos: quando a negociação é feita entre empresas, a fidelização costuma ser melhor do que com o consumidor final, uma vez que os compromissos entre as organizações são fechados por contrato de fornecimento, além de ter maior previsibilidade do volume de transações e investimentos.
Vendas maiores: o B2B é mais uma aliada de consultores e vendedores na hora de entender as necessidades do cliente e as antecipá-las, permitindo mais agilidade no atendimento e conclusão do pedido, podendo recepcionar um número maior de empresas. Uma vez que, o profissional vendedor será visto como um parceiro de negócios, apresentando novos produtos e melhores oportunidades ao cliente, bem como condições diferenciadas de preços e pagamentos.
Oportunidade para expandir: Com o e-commerce B2B sua empresa tem mais oportunidades de crescimento, isso porque, ela poderá vender para qualquer região em qualquer parte do mundo, garantindo o aumento de receitas e o número maior de clientes.
Valoriza a marca: ter diferentes canais de distribuição ao seu portfólio aumentará sua base de consumidores, trazendo mais credibilidade e confiabilidade para novos clientes, tornando a marca reconhecida no mercado de distribuição.
Como se trabalha no e-commerce B2B
Por ser uma plataforma online, a loja fica disponível 24h por dia, podendo o cliente realizar a compra quando for necessário. Por ser um mercado voltado somente para empresas, para que o comprador jurídico tenha acesso à loja online é fornecido pelo vendedor uma senha e um login específico para que ele possa acessar e realizar a compra ou fazer o orçamento, automatizando o processo e fidelizando o cliente.
Assim, com o sistema ERP web é possível que a empresa forneça produtos específicos para o seguimento de cada cliente, com preços diferenciados ou mesmo promoções e descontos em caso de bons clientes. Garantindo mais praticidade na hora do comprador realizar o pedido.
Tenha um e-commerce nativo
Ter um e-commerce nativo em um web ERP é uma solução transformadora para as empresas que buscam resolver problemas de vendas importantes, além de otimizar ainda mais seus processos e viabilizar a melhoria dos resultados.
Imagine que uma indústria venda por vendedores celetistas e consultores externos, como na indústria de cosméticos, por exemplo, que possuem um e-commerce B2B. Essa empresa pode ser um grupo empresarial que possui empresas com questões e regimes tributários diferentes. Agora, pense em uma empresa como essa com erro de venda no e-commerce na hora da integração.
É preciso garantir que os dados do web ERP cheguem ao e-commerce de forma consistente. Problemas com vendas farão a empresa entrar em colapso, com quebra de estoque ou erros em pagamentos de comissão, por exemplo. Um e-commerce nativo no web ERP evita de maneira extrema tais problemas, pois garante uma absoluta integração dos recursos do sistema de gestão e do e-commerce.
Além disso, o atendimento é feito pela mesma equipe na solução de quaisquer problemas, é um diferencial para extrair o máximo de desempenho da tecnologia em favor do seu negócio. Contar com os mesmos especialistas desenvolvedores das ferramentas ou com o mesmo atendimento ainda irá gerar praticidade, precisão, velocidade e mais perfeição em relação à integração de soluções. Este é mais um passo para acelerar o crescimento das empresas.
Com o e-commerce nativo da W3ERP, além de você usufruir de todas essas vantagens e preparar a sua empresa para alavancar as vendas com o comércio eletrônico, você ainda terá a vantagem de contratar um software que se adapte a realidade e necessidade da sua empresa.
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