Assim, algumas situações como a fidelização do cliente pode trazer grandes transtornos, por exemplo, imaginem que sua empresa apesar de ter um serviço de alta qualidade e preços atrativos, tenha problemas na hora de fidelizar clientes justamente por fazer entregas fora do prazo. 

Situação como esta pode ser facilmente solucionada com um roteirizador de entregas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

O que é um roteirizador de entregas?

É um sistema que utiliza dados de geolocalização para sequenciar as entregas de acordos com a logística da empresa. Ou seja, o roteirizador de entrega otimiza o processo na escolha das rotas, gastando menos tempo e investimentos financeiros na hora de elaborar o trajeto de viagem. 

Ao escolher a rota é preciso avaliar alguns quesitos básicos que o próprio sistema se encarrega de fazer, como o tipo de carga transportada, o veículo utilizado e o horário de fazer a entrega. 

 

Por que adquirir um roteirizador de entregas?  

 Você deve tá se perguntando, “mas por que devo adquirir um roteirizador se eu tenho um setor específico para isso na minha empresa?". Abaixo mostraremos alguns motivos pelo qual deve investir em um roteirizador:

Otimização do processo

Sabemos que o ser humano é passível de erros, e quando nos referimos a atividades que demandam atenção e envolvem alto custo, não é nada prudente deixar brechas para erros, não é mesmo. Assim, apesar de precisar de um operador, a decisão final será sempre do roteirizador. 

Isso porque, ele irá basear suas respostas nas informações que forem repassadas a ele, como valor x ocupação x rota. 

Rotas mais eficazes

A rota é um processo que se não for bem planejado pode ocasionar grandes transtornos na hora da entrega, assim, fazer o cruzamento entre rota e horária x restrição x tamanho de veículo x tempo de entrega evitará retrabalho e desperdícios de tempo e custos. 

Com o roteirizador é possível definir todos os processos em um único sistema com apenas um clique. Além de acompanhar o fluxo de trânsito na região em tempo real e recalcular a rota e direcionar o motorista para um novo caminho, sem perder tempo ou ter atraso. 

Um outro grande aliado da transportadora para otimizar as rotas é a telemetria, sistema de monitoramento em que as empresas utilizam para acompanhar, medir e rastrear veículos através de dispositivos de comunicação sem fio. 

 

Perfil de veículos

Além de definir as rotas, o roteirizador auxilia na definição de qual veículo seja ele Fiorino, VUC, Van, Truck, Toco e afins será o mais indicado para realizar determinadas entregas. Assim, o sistema irá cruzar informações de volume de carga x capacidade do veículo x desempenho do veículo para informar ao gestor o mais indicado. 

Não fazer esses cálculos é um verdadeiro erro e desperdício de dinheiro. 

 

Decisões estratégicas

 Com os dados e informações geradas pelo roteirizador, o gestor poderá planejar estratégias futuras que garantam mais eficiência e lucratividade. Além de conseguir avaliar os parâmetros definidos pelo sistema e se está tendo algum problema nas entrega, garantindo maior assertividade. 

As informações extraídas permitem a criação de indicadores de desempenho para controle de fretes, aproveitamento de veículos e produtividade dos seus motoristas.

 

Como escolher o melhor sistema de roteirização?

 Com a grande diversidade de software de roteirizador no mercado, é preciso atenção e muito estudo ao escolher um para sua empresa. É preciso avaliar o cenário da sua empresa e o que melhor irá atendê-la.

É preciso se atentar para alguns pontos como:  

  1. O que você precisa que o roteirizador faça?
  2. Há alguma restrição ou particularidade do negócio que o sistema precisa considerar?
  3. Quais os problemas que você espera resolver com a roteirização?

 

Após fazer uma avaliação da sua empresa, é hora de realizar a pesquisa de mercado e ver quais sistemas mais te atende. Uma dica importante, solicite um teste ou demonstração para você avaliar se a ferramenta tem as funcionalidades específicas para sua empresa. 

Por fim, peça um treinamento para entender melhor o roteirizador e se ele pode ser integrado a outras ferramentas, otimizando ainda mais os processos e a gestão da empresa. 

Agora que você já sabe os benefícios do roteirizador, é hora de escolher um bom roteirista de entregas para ajudar no dia a dia da sua gestão de entregas.

Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias sobre gestão e logística no nosso blog.