Isso porque fazer um plano de ação eficiente para a prevenção de perdas vai ajudar a sua distribuidora a combater desperdícios por erros de processos, fraudes, e qualquer outro ponto de controle essencial para garantir os lucros de seu negócio. 

Visto isso, neste artigo iremos lhe explicar melhor sobre a Prevenção de Perdas e como fazer um plano eficiente para a sua distribuidora.

 

O que é a prevenção de perdas?

A prevenção de perdas é um conjunto de ações e estratégicas que tem como foco a prevenção de desperdícios, gastos desnecessários e perdas de lucro em um negócio.

No entanto, a estratégia só alcança resultados positivos quando a tecnologia é utilizada como aliada na modernização de todos os processos e quando as equipes trabalham empenhadas visando garantir bons resultados financeiros. 

 

Quais são os tipos de perdas em uma distribuidora?

São vários os tipos de perdas em uma empresa, porém, em uma distribuidora os erros mais comuns podem ser classificados como:

  • Comercial - quando a venda não é realizada por indisponibilidade ou inadequação de um produto;
  • Administrativa - quando existe falha de gestão, devido a problemas de comunicação entre as equipes; 
  • Produtividade - quando ocorre a falta de padrão no controle dos processos operacionais, gerando queda da produtividade das equipes;
  • Operacional - quando ocorre algum erro ou imprevisto em alguma operação, seja em qualquer fase do processo de funcionamento da distribuidora;
  • Financeira - quando acontece erros, fraudes ou furtos nos meios de pagamentos, gerando grandes perdas financeiras.

 

Por que você deve fazer um plano de prevenção de perdas na sua Distribuidora? 

Como já foi visto, para uma distribuidora evitar grandes prejuízos e danos em seu negócio, é fundamental que seja realizado um planejamento de prevenção de perdas. 

Esse tipo de estratégia ajuda a controlar, reduzir e evitar os tipos de problema citados acima, entre outros que podem gerar outros danos para o desenvolvimento da empresa. 

Erros e perdas são comuns em um negócio, no entanto, estar preparado e saber como contornar a situação faz com que as perdas não se estendam por muito tempo e que não haja o comprometimento financeiro do empreendimento. 

Visto isso, para manter a saúde financeira de sua distribuidora ativa e saudável, é importante estar preparado e ciente de tudo o que pode acontecer e como driblar esses acontecimentos, por meio de um plano de prevenção de perdas eficaz. Saiba como fazer um. 

 

Como fazer um plano de prevenção de perdas eficiente 

No setor de distribuição, ter um plano de distribuição eficaz ajuda a evitar desperdícios, otimizar as operações e impactar positivamente no resultado financeiro. Sendo assim, saiba como realizar da forma correta:

Faça o mapeamento dos processos 

O primeiro passo para realizar um plano de prevenção eficiente é realizar o mapeamento dos processos de sua distribuidora. Isso porque a maioria das falhas que acontecem dentro do empreendimento são causadas por falta de conhecimento, padronização e execução das demandas diárias. 

Por isso, antes de mais nada, é importante ter conhecimento sobre todos os processos empresariais e as atividades de trabalho de cada membro da equipe.

Identifique os erros e os danos

Assim como mapear os processos é uma tarefa importante, identificar as causas das perdas é essencial, já que ela impacta negativamente no faturamento do negócio.

Para isso, procure entender a origem dos problemas em cada processo da sua distribuidora e tente analisar como eles podem ser resolvidos ou até mesmo prevenidos. 

 

Defina as estratégias

Após definir todos os processos e identificar todas as perdas, é hora de definir as estratégias de modo a evitar, controlar e reduzir os danos. 

Ter estratégias e ações bem definidas ajuda a ter uma visão estratégica mais ampla, bem elaborada e a pensar em soluções para a promoção da prevenção das perdas e prejuízos. 

 

Capacite e motive suas equipes

Não adianta ter estratégias bem definidas, se elas não forem aplicadas da melhor maneira possível. Visto isso, é essencial que sua equipe esteja preparada para pôr o plano em prática.

Com esse objetivo, sempre que necessário promove a capacitação de seus colaboradores e mantenha-os cientes da importância do papel de cada um dentro do empreendimento para que os resultados sejam positivos. 

 

Monitore dos dados

Tão quão importante como ter estratégias definidas, é monitorar os dados. Esse acompanhamento vai lhe ajudar a entender o que está funcionando ou não em seu plano. 

A renovação constante desses estudos irá lhe ajudar também a aperfeiçoar as suas ações e a definir novas estratégias caso seja necessário. 

 

Use a tecnologia como aliada 

Para potencializar a sua estratégia, a melhor opção é contar com a tecnologia como grande aliada. Isso porque a automação dos processos garante eficiência, segurança e agilidade nas operações e gera outros grandes benefícios para o seu negócio.

Com esse intuito, invista em tecnologia e inovação, com a implantação de um sistema de gestão. Um ERP contribui para o aperfeiçoamento e produtividade dos processos da sua distribuidora, reduzindo as perdas, falhas e trazendo maior resultado financeiro para o seu empreendimento.

Com o W3ERP é possível alcançar os melhores resultados por meio da automatização os processos, análise dos resultados em tempo real e da promoção da melhoria contínua de seu negócio. 

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