De acordo com o levantamento publicado no site G1, o aumento do preço da gasolina foi de 7,04% e o do diesel foi para 9,15%. Os dados não mentem: está cada vez mais caro encher o tanque do carro.

Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte; não importa. No atual cenário, os negócios que desejam manter sua relevância no mercado e possuem uma frota veicular já entenderam a importância de fazer uma redução de custos da frota.

Nesse artigo, entenda a importância de fazer uma redução de custos da frota e como fazê-la a partir do melhor sistema de rastreamento veicular disponível no mercado. Boa leitura!

 

Por que fazer uma redução de custos da frota?

Suponha a seguinte situação: você decide comprar um veículo para sua frota após avaliar todos os custos necessários para mantê-lo rodando, sendo os principais: 

  • Consumo de combustível;
  • Manutenção preventiva;
  • Seguro.

Quando feito esse cálculo, é possível ver que os custos para manter um veículo rodando com qualidade é alto. Em um momento de crise, como o que está sendo vivido no Brasil, esses gastos se tornam ainda mais exacerbados.

Uma pesquisa realizada pela RotaExata com mais de 1000 empresas desvendou que apenas 25% delas controlam o consumo de combustível da frota veicular. 

Por se tratar de algo essencial para os veículos rodarem, é uma despesa que precisa ser controlada ao máximo. Isso é fundamental para fazer uma redução de custos da frota e evitar gastos desnecessários.

A partir disso, é possível entender porque tantas empresas buscam por soluções de rastreamento veicular, pois os custos para adquirir esses softwares, na realidade, se torna um investimento, mesmo a curto prazo.

Assim, é possível fazer a redução de custos da frota, como em combustível, multas e até mesmo a ocorrência de acidentes!

 

Como fazer uma redução de custos de frota?

Existe uma série de ações que — com o auxílio de um sistema de rastreamento — podem ser tomadas para reduzir os custos da frota. Confira a seguir:

Abasteça em postos de combustível confiáveis

Infelizmente, é comum encontrar postos que adulteram seus combustíveis. Sendo assim, busque abastecer apenas em postos de confiança; sempre desconfie de preços baixos, confira se o valor na bomba é igual ao dos painéis e procure o selo do Inmetro.

Desconfiou da qualidade do combustível? Peça para o posto testar a bomba na sua frente, o posto é obrigado a fazer o teste de vazão. 

Se achar necessário, também pode pedir o teste da proveta, que determina a qualidade da gasolina ao medir a porcentagem de etanol misturado. No caso do etanol, verifique se o combustível está límpido, sem impurezas e sem uma coloração alaranjada.

 

Faça manutenções preventivas

A manutenção preventiva é indicada para diminuir as chances das peças dos veículos apresentarem falhas ou quebrarem e, consequentemente, é uma ótima forma de evitar gastos desnecessários. 

É responsabilidade do gestor de frotas garantir que os veículos estejam rodando com qualidade, ou seja, estejam com a troca de olho em dia, freios respondendo bem, pneus sempre bons, entre outros.

Diferentemente da manutenção corretiva — que só acontece quando há danos repentinos e não calculados —, a manutenção preventiva garante a revisão periódica das peças do veículo.

Lembre-se: prevenir não é apenas a melhor maneira de fazer uma redução de custos da frota, mas de garantir a segurança de seu veículo e motorista!

 

Aplique um controle de combustível

O controle de combustível diz respeito à devida gestão dos gastos com combustível, fator que é essencial para a realização das operações em campo.

Aplicar um controle de combustível é uma das maneiras mais eficazes para reduzir custos da frota, pois esse é um dos principais gastos que todo gestor de frota precisa lidar.

Quando existe um devido controle de combustível, fica muito mais fácil ter uma visão abrangente da economia do seu negócio, e assim, traçar metas de melhorias e objetivos cada vez maiores para vencer a concorrência.

Busque uma solução e aprenda a reduzir esse gasto na sua gestão de frotas. A partir disso, é possível fazer uma análise com o objetivo de fazer uma redução de custos da frota!

 

Monitore a conduta dos motoristas durante as rotas

Monitorar a conduta dos motoristas é extremamente importante. Por meio disso, é possível descobrir más condutas dos motoristas que devem ser evitadas a todo custo, caso o gestor queira evitar gastos desnecessários.

Se o motorista acelera, freia ou faz curvas bruscas, ele não apenas consome as peças do veículo prematuramente, como pode gerar multa por excesso de velocidade, por exemplo.

Quando o motorista corre com o veículo da empresa, por exemplo, ele acaba gastando mais combustível, pois é necessário maior força do motor para chegar até aquela velocidade exigida.

Outro dano ligado a freadas bruscas, é quando, por exemplo, o motorista observa que o semáforo do próximo cruzamento vai fechar. Existe a necessidade de acelerar para depois, lá na frente, ter que frear bruscamente? Obviamente que não.

Quando um colaborador faz isso, ele não só gasta mais combustível, como desgasta desnecessariamente as pastilhas de freio do veículo da empresa. 

 

Rastreamento RotaExata: sistema moderno ajuda na redução de custos da frota!

O monitoramento das rotas é indispensável para proporcionar uma economia saudável ao seu negócio. Porém, é preciso encontrar uma solução de ponta, que ofereça as ferramentas necessárias para que o gestor possa fazê-lo.

É preciso fornecer dados reais e informações exatas sobre as operações de campo, como faz o Rastreamento RotaExata que, por fornecer rastreadores de última geração, faz com que os desenhos das curvas sejam perfeitos no mapa.

Você não só descobre o que está acontecendo durante as rotas em tempo real, como também identifica falhas que não poderiam ser descobertas sem o Rastreamento RotaExata. Entenda como funciona por etapas:

1º Por meio de um rastreador, são captados dados como: localização e eventos de telemetria (aceleradas, freadas e curvas bruscas);

2º Após isso, os dados são enviados ao sistema RotaExata, que as interpretam e as disponibilizam de uma maneira fácil de ser entendida.

3º Com acesso a isso, você finalmente pode fazer uma redução de custos da frota e extinguir os gastos desnecessários.

 

Por ter sido desenvolvido para atender especialmente à realidade de cada empresa, no Rastreamento RotaExata é você quem cria as regras, tendo como base as necessidades da sua empresa. 

Imagine que você percebeu muitos gastos desnecessários com multas; você poderia criar regras de limite de velocidade, por exemplo. Ao ultrapassar a velocidade permitida, o rastreador manda uma notificação no mesmo momento.

 

 

Se optar por instalar a tecnologia de QR Code da RotaExata, que fornece um buzzer junto ao rastreador. O próprio motorista que conduz o veículo da empresa fica sabendo dessas situações, por meio de um aviso sonoro.

Por meio desses registros, torna-se possível advertir motoristas por más condutas e usos indevidos, com o objetivo de evitar gastos desnecessários e fazer uma redução de custos da frota.

 

Rastreamento na redução de custos da frota… Inclusive combustível!

O fato é que os custos com combustível são um dos que mais geram dores de cabeça nos gestores de frota. Conforme aumenta o número de veículos da sua frota, naturalmente, os custos da frota aumentam também. 

Apesar de ser um custo inevitável que não pode ser extinto por completo, saiba que é possível reduzi-lo, caso os fatores que geram esses gastos desnecessários sejam descobertos.

Novamente, graças ao Rastreamento RotaExata, atitudes como o desvio de rotas e o uso indevido do veículo são identificados. Veja um exemplo de um cliente real a seguir.

A responsável pela frota da Super Safra, uma empresa de produtos agrícolas, contou que os motoristas da sua equipe tinham o costume de desviar o trajeto e ir a lugares que não faziam parte da rota. 

Como os gestores não sabiam desse uso indevido, a única consequência visível era o aumento exorbitante nos gastos. Ao contratar o Rastreamento RotaExata, houve a identificação desses desvios de rota, e até mesmo momentos de ociosidade.

"O que nós percebemos é que os motoristas matavam muito tempo quando estavam na rua. O sistema nos ajudou a identificar esse problema e corrigir o comportamento deles!”

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Rotaexata, onde você pode encontrar centenas de conteúdos sobre rastreamento veicular e gestão de frotas.