O transporte está muito além da simples função de entregar o produto no cliente final, ele torna um diferencial entre as empresas ao integrar o nível de serviço a satisfação do cliente. Algumas alternativas que podem ser adotadas para reduzir os custos com transporte, já que não bem administrada podem gerar elevados prejuízos a empresa.

 

Veja algumas dicas que separamos para você de como reduzir os custos com transporte. 

 

Análise dos custos de cada veículo

 

Avaliar qual veículo a distribuidora deve utilizar influenciará diretamente nos custos com transporte, uma vez que, sem o domínio do perfil de operação sua empresa pode optar pelo transporte errado, como por exemplo, escolher um veículo médio para fazer um transporte em que a carga é fracionada, levando a demora na entrega, e consequentemente, maiores custos. 

Independente da entrega o tipo de veículo deve se adequar ao perfil do pedido, bem como a frequência de entrega e a região que irá atender. Assim o gestor poderá direcionar um veículo que tem a melhor performance para atender aquele serviço com eficiência e qualidade, economizando custos e maximizando tempo. 

 

Análise de cubagem por veículo

 

Quando falamos em cubagem a utilização do veículo acaba sendo um desafio, já que devemos além de utilizar o máximo do veículo, levar em conta o peso da carga, suas diversidades e a facilidade com que o motorista irá realizar a entrega. Mas para tanto, é preciso dados cadastrais atualizados, como, a cubagem do baú dos veículos e o peso suportável, a metragem cúbica e o peso dos produtos. Assim, com o auxílio de um programa específico você poderá cruzar informações e carregar os veículos com maior aproveitamento.

 

Análise das rotas atuais

 

Organizar as rotas de entrega não é nada fácil, deve-se fazer a combinação da maior utilização dos veículos com o menor percurso e a maior quantidade de entregas. Por isso, é preciso o auxílio de um sistema roteirizador para tomar as decisões das rotas e sequência de entrega. Essa função fica nas mãos dos líderes de expedição capacitado que irá realizar a criação e sequenciamento de rotas como objetivo de otimizar as entregas e reduzir os custos.

 

Produtividade por rota

 

E de extrema importância que sua distribuidora tenha mecanismos de controle tanto para o processo de entrega quando para produtividade. Assim você conseguirá controlar e corrigir possíveis erros ou desvios seja na rota, no excesso de peso, qualidade do combustível ou manutenção do veículo. Uma sistema que pode te auxiliar nisso é a telemetria

Outra forma é a melhoria contínua, visando otimizar as rotas e percursos, podendo utilizar também remuneração variável, uma prática que concilia dois pilares importantíssimos: meritocracia e desoneração da folha de pagamento.

A busca por melhorias nos processos sempre trará resultados positivos para sua distribuidora, como redução de custos e aumento de produtividade. Por isso, não se acomode e baixa que reduzir custos demanda práticas atuais, que devem ser revisadas periodicamente. 

Gostou das dicas apresentadas? Cortar custos é uma tarefa importante, mas deve ser feita com atenção e estratégia para não interferir na qualidade do serviço. Por isso, não deixe de aplicar nossas dicas.