Como reduzir os custos da distribuidora com transporte de mercadoria
Muitos gestores buscam superar o desafio de reduzir os custos da distribuidora com transporte sem que isso afete a qualidade do serviço da distribuidora. Pode parecer simples, mas a redução de custos demanda estudos e estratégias que possam tornar o processo menos complexo e mais proveitoso.
O transporte está muito além da simples função de entregar o produto no cliente final, ele torna um diferencial entre as empresas ao integrar o nível de serviço a satisfação do cliente. Algumas alternativas que podem ser adotadas para reduzir os custos com transporte, já que não bem administrada podem gerar elevados prejuízos a empresa.
Veja algumas dicas que separamos para você de como reduzir os custos com transporte.
Análise dos custos de cada veículo
Avaliar qual veículo a distribuidora deve utilizar influenciará diretamente nos custos com transporte, uma vez que, sem o domínio do perfil de operação sua empresa pode optar pelo transporte errado, como por exemplo, escolher um veículo médio para fazer um transporte em que a carga é fracionada, levando a demora na entrega, e consequentemente, maiores custos.
Independente da entrega o tipo de veículo deve se adequar ao perfil do pedido, bem como a frequência de entrega e a região que irá atender. Assim o gestor poderá direcionar um veículo que tem a melhor performance para atender aquele serviço com eficiência e qualidade, economizando custos e maximizando tempo.
Análise de cubagem por veículo
Quando falamos em cubagem a utilização do veículo acaba sendo um desafio, já que devemos além de utilizar o máximo do veículo, levar em conta o peso da carga, suas diversidades e a facilidade com que o motorista irá realizar a entrega. Mas para tanto, é preciso dados cadastrais atualizados, como, a cubagem do baú dos veículos e o peso suportável, a metragem cúbica e o peso dos produtos. Assim, com o auxílio de um programa específico você poderá cruzar informações e carregar os veículos com maior aproveitamento.
Análise das rotas atuais
Organizar as rotas de entrega não é nada fácil, deve-se fazer a combinação da maior utilização dos veículos com o menor percurso e a maior quantidade de entregas. Por isso, é preciso o auxílio de um sistema roteirizador para tomar as decisões das rotas e sequência de entrega. Essa função fica nas mãos dos líderes de expedição capacitado que irá realizar a criação e sequenciamento de rotas como objetivo de otimizar as entregas e reduzir os custos.
Produtividade por rota
E de extrema importância que sua distribuidora tenha mecanismos de controle tanto para o processo de entrega quando para produtividade. Assim você conseguirá controlar e corrigir possíveis erros ou desvios seja na rota, no excesso de peso, qualidade do combustível ou manutenção do veículo. Uma sistema que pode te auxiliar nisso é a telemetria.
Outra forma é a melhoria contínua, visando otimizar as rotas e percursos, podendo utilizar também remuneração variável, uma prática que concilia dois pilares importantíssimos: meritocracia e desoneração da folha de pagamento.
A busca por melhorias nos processos sempre trará resultados positivos para sua distribuidora, como redução de custos e aumento de produtividade. Por isso, não se acomode e baixa que reduzir custos demanda práticas atuais, que devem ser revisadas periodicamente.
Gostou das dicas apresentadas? Cortar custos é uma tarefa importante, mas deve ser feita com atenção e estratégia para não interferir na qualidade do serviço. Por isso, não deixe de aplicar nossas dicas.