E é por integrar diversos setores da empresa, como financeiro, logística e controladoria, que ele precisa estar alinhado aos objetivos e perfil da distribuidora. Assim, o sistema para distribuidoras possibilita a melhor otimização do fluxo de trabalho. 

Mas a pergunta é: como escolher um sistema para distribuidoras adequado? 

Sistema para distribuidoras 

É preciso ficar atento pois não é qualquer software de gestão que será útil e benéfico para sua distribuidora. Isso porque, alguns ERPs no mercado não possuem a qualidade necessária para atender sua distribuidora. 

Entretanto, existem algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher a melhor ferramenta. 

Certifique-se que a ferramenta atende seu nicho  

É fundamental que as distribuidoras invistam em um sistema que atenda com qualidade e eficiência o seu segmento. Por isso, devem ficar atentos às soluções de baixo custo que não atendem às reais necessidades da empresa, o que poderá trazer problemas e custos futuros como a troca do sistema. 

Em vez de contratar uma solução genérica do mercado, por que não investir em um sistema para distribuidoras pensado especialmente no segmento? Assim, além de contar com recursos e funcionalidades que atendem especificamente as necessidades do setor, você economiza o tempo e o dinheiro que poderiam ser perdidos com um software inadequado.

Sistema atualizado e qualidade 

Com a constante evolução da tecnologia, é preciso estar atento se o seu fornecedor possui uma tecnologia capaz de se atualizar constantemente. Atualmente, a melhor opção no mercado é o sistema de gestão em nuvem, capaz de ser acessado virtualmente de qualquer lugar, mantendo o sistema da distribuidora atualizado sem necessariamente precisar ir à empresa.

Também é possível contar com um sistema para distribuidoras que constantemente é atualizado, com a inserção de novos recursos, solução de problemas e otimização de funcionalidades. Assim, você se certificará de não usar uma ferramenta ultrapassada.

Nesse aspecto, uma pergunta interessante a ser feita ao seu futuro fornecedor de software, é em qual linguagem é feita o sistema? Se for feito em Java, Javascript, Node.JS, PHP e C# é um indicativo que foram pensadas para a atual tecnologia de internet. Caso contrário, desconfie e peça ajuda a algum profissional da área para avaliar a escolha.

Existem no mercado sistemas com tecnologia do século passado, que são "remendadas" para se manterem ativas. Geralmente esses sistemas possuem maior dificuldade para atualizações e manutenções corretivas, pois existem poucos desenvolvedores que se interessam em trabalhar com linguagens mais antigas. Gostaria que imaginasse como esses sistemas se comportarão quando a reforma tributária começar a ser colocada em prática e exigir dos fornecedores de TI um volume muito grande e atualizações de forma ágil.

Tenha um suporte de excelência

Sabemos que dúvidas e situações não corriqueiras acontecem diariamente. Devemos estar cientes sobre quais os canais de suporte a empresa fornecedora do sistema tem para solucionar quaisquer problemas que venham a aparecer. 

Entre os principais meios de contato, estão: telefone, chat ou controle de atendimento via ticket. Mas atenção, não podemos deixar o problema acontecer para saber a eficiência do fornecedor. Busque essa informação antes de fechar o contrato.

Funcionalidades específicas 

Outro importante aspecto na hora de avaliar um sistema de gestão para sua distribuidora é em relação às suas funcionalidades. Não deve se levar em consideração somente o que a empresa está oferecendo, mas o que a distribuidora precisa em relação a sistema. Afinal, nada adianta ter um excelente sistema se ele não atende as funções básicas para sua empresa.  

Portanto, identifique quais são as reais necessidades da sua distribuidora e avalie como sistema consegue atendê-las. O ideal é buscar por um software específico, para não haver a necessidade de contratar serviços adicionais e, assim, gastar mais dinheiro. A ideia é que a ferramenta supra às demandas mais específicas, como acompanhamento da força de vendas, previsão de vendas, controle financeiro, controle de estoque, montagem de carga, comodato, dentre outras diversas atividades e negócios.

Mas quais são essas funcionalidades? Logo a seguir, entenda mais sobre o assunto.

Principais funções de um sistema para distribuidoras 

Os recursos do sistema para distribuidoras são responsáveis pelo gerenciamento e otimização de tarefas de cada departamento da distribuidora. Assim, existem módulos específicos para cada setor.  

  • Aplicativo de força de vendas
  • CRM
  • Financeiro
  • Estoque
  • Faturamento
  • Fiscal
  • Contábil
  • Vendas
  • E-commerce Nativo 

Referência no mercado  

Agora que você já sabe os benefícios de ter um sistema de gestão específico para distribuidoras, te convido a conhecer a W3ERP. Com um sistema de gestão tecnológico e de alta qualidade, a W3ERP conta com um sistema para distribuidoras completo e integrado para atender a sua distribuidora garantindo uma gestão eficiente e automatizada.