Como aumentar os lucros e resultados das distribuidoras
Não está entrando dinheiro ou as vendas estão baixas? Então é hora de pensar em estratégias para controlar a margem e impulsionar os resultados da sua distribuidora. O que não significa aumentar os preços, mas investir em estratégias de vendas, marketing e relacionamento com os consumidores.
Por isso, a velocidade em controlar e impulsionar os resultados com precisão trará impactos diretos na performance comercial da distribuidora. Mas é preciso diferenciar faturamento e lucro, onde o primeiro se refere ao valor que entra na empresa, já o segundo é o valor faturado menos a soma dos custos.
Confira dicas e veja como controlar e impulsionar os resultados
Aumente as margens da operação
Essencial para enfrentar com eficiência a concorrência do mercado, a segurança nas margens de lucros terá impacto direto na performance comercial. Portanto, vejamos como avançar nas estratégias e aumentar as margens.
Precificação ABC
Conhecendo o perfil e o giro de cada produto, a precificação deve levar em consideração uma curva ABC de giro, dando aos produtos A, já que são referência na abertura de pedidos. Já os itens B e C, melhores margens podem ser estabelecidas sem comprometimento da venda, já que são itens de baixa sensibilidade de preço.
Por isso, é importante manter os preços atualizados, com novas apurações de sua curva ABC de giro. Assim, a distribuidora estará mantendo a competitividade e rentabilidade da empresa.
Identificar margem de contribuição
É um indicador de finanças e economia que informa com precisão a sobra da receita total das vendas de serviços, menos os custos e despesas variáveis, apresentando ao gestor o valor que o seu negócio tem gerado lucro.
Por não utilizar os custos fixos da empresa, o cálculo utilizado é diferente da noção de margem bruta. Isso porque, as demandas variáveis estão ligadas diretamente ao volume de vendas, que pode variar conforme demanda.
Para realizar o cálculo da margem de contribuição é simples, é preciso seguir a estrutura de cálculos:
Margem de contribuição = valor das vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
- Custos variáveis: estão relacionados aos gastos com o serviço final da atividade, como por exemplo, o valor gasto no deslocamento de profissionais para reuniões ou fechamento de uma venda.
- Despesas variáveis: gastos ligados à administração da companhia, como valores relacionados à estrutura do negócio, materiais de escritório.
Veja o exemplo:
- 20 seguros de automóveis são vendidos em um mês;
- O valor do serviço é de R$ 1.500,00 para cada veículo;
- Custo variável de R$ 400,00,
- Despesa variável de R $200,00.
Confira os cálculos:
|
| Unitário | Total - 20 itens |
(+) | Receita Operacional | R$ 1.500,00 | R$ 30.000,00 |
(-) | Custos variáveis | R$ 400,00 | R$ 8.00,00 |
(-) | Despesas variáveis | R$ 200,00 | R$ 4.000,00 |
(=) | Margem de contribuição | R$ 900,00 | R$ 18.000,00 |
Preços Inteligentes
Produto de qualidade é um verdadeiro atrativo para consumidores modernos e exigentes, mas isso não pode ser visto como uma oportunidade para cobrar valores abusivos. Então não cometa o erro de causar a perda de confiança da sua empresa frente aos seus clientes, uma vez que aconteça, você terá dificuldade para retomar a confiança dos clientes e até mesmo se destacar no mercado.
Mas atenção, isso não quer dizer que deva vender seu produto ou serviço por menos do que ele vale, por isso a importância em analisar e avaliar sua margem de lucro sobre o mercado, assim você conseguirá ter uma maior noção de preço final.
Trabalhar o mix
É natural que o vendedor ofereça ao cliente itens com maior possibilidade de venda. Até aí, sem problemas. A questão é quando a venda para por aí, fechando o mês apenas com produtos específicos e campeonatos de venda.
Apesar das vantagens de realizar a venda, essa prática pode ser bastante nociva para a rentabilidade do distribuidor. Assim, o melhor caminho para aumentar o leque de pedidos que traga renda é o trabalho do mix, vendendo itens de alto giro, alguns de menor giro e melhor margem, mas adequado àquele canal.
Por isso, é preciso que informações completas do mix ideal do canal, restringidos os produtos mais oferecidos, para aqueles que tenham sintonia com o PDV. Caso contrário, sua margem de hoje será a troca de amanhã.
Conclusão
O controle de execução e a margem são essenciais para o gerenciamento do distribuidor. Gerenciar o preço e o lucro do produto de acordo com o giro do produto, e garantir que a aplicação do produto no PDV obtenha melhores resultados sem afetar o volume de vendas. Preste atenção aos custos de transporte, custos de validade do produto e custos de pessoal, e você deve fazer tudo para fora.