Por isso, a velocidade em controlar e impulsionar os resultados  com precisão trará impactos diretos na performance comercial da distribuidora. Mas é preciso diferenciar faturamento e lucro, onde o primeiro se refere ao valor que entra na empresa, já o segundo é o valor faturado menos a soma dos custos. 

Confira dicas e veja como controlar e impulsionar os resultados  

Aumente as margens da operação

 Essencial para enfrentar com eficiência a concorrência do mercado, a segurança nas margens de lucros terá impacto direto na performance comercial. Portanto, vejamos como avançar nas estratégias e aumentar as margens. 

 

Precificação ABC

Conhecendo o perfil e o giro de cada produto, a precificação deve levar em consideração uma curva ABC de giro, dando aos produtos A, já que são referência na abertura de pedidos. Já os itens B e C, melhores margens podem ser estabelecidas sem comprometimento da venda, já que são itens de baixa sensibilidade de preço. 

Por isso, é importante manter os preços atualizados, com novas apurações de sua curva ABC de giro. Assim, a distribuidora estará mantendo a competitividade e rentabilidade da empresa. 

 

Identificar margem de contribuição  

 É um indicador de finanças e economia que informa com precisão a sobra da receita total das vendas de serviços, menos os custos e despesas variáveis, apresentando ao gestor o valor que o seu negócio tem gerado lucro. 

Por não utilizar os custos fixos da empresa, o cálculo utilizado é diferente da noção de margem bruta. Isso porque, as demandas variáveis estão ligadas diretamente ao volume de vendas, que pode variar conforme demanda. 

Para realizar o cálculo da margem de contribuição é simples, é preciso seguir a estrutura de cálculos:

Margem de contribuição = valor das vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

  • Custos variáveis: estão relacionados aos gastos com o serviço final da atividade, como por exemplo, o valor gasto no deslocamento de profissionais para reuniões ou fechamento de uma venda. 
  • Despesas variáveis: gastos ligados à administração da companhia, como valores relacionados à estrutura do negócio, materiais de escritório.

Veja o exemplo: 

  • 20 seguros de automóveis são vendidos em um mês;
  • O valor do serviço é de R$ 1.500,00 para cada veículo;
  • Custo variável de R$ 400,00,
  • Despesa variável de R $200,00.

Confira os cálculos: 

 

 

Unitário

Total - 20 itens 

(+)

Receita Operacional

R$ 1.500,00

R$ 30.000,00

(-)

Custos variáveis

R$ 400,00

R$ 8.00,00

(-)

Despesas variáveis

R$ 200,00

R$ 4.000,00

(=)

Margem de contribuição

R$ 900,00

R$ 18.000,00

Preços Inteligentes

Produto de qualidade é um verdadeiro atrativo para consumidores modernos e exigentes, mas isso não pode ser visto como uma oportunidade para cobrar valores abusivos. Então não cometa o erro de causar a perda de confiança da sua empresa frente aos seus clientes, uma vez que aconteça, você terá dificuldade para retomar a confiança dos clientes e até mesmo se destacar no mercado. 

Mas atenção, isso não quer dizer que deva vender seu produto ou serviço por menos do que ele vale, por isso a importância em analisar e avaliar sua margem de lucro sobre o mercado, assim você conseguirá ter uma maior noção de preço final.  

 

Trabalhar o mix

 É natural que o vendedor ofereça ao cliente itens com maior possibilidade de venda.  Até aí, sem problemas. A questão é quando a venda para por aí, fechando o mês apenas com produtos específicos e campeonatos de venda. 

 Apesar das vantagens de realizar a venda, essa prática pode ser bastante nociva para a rentabilidade do distribuidor. Assim, o melhor caminho para aumentar o leque de pedidos que traga renda é o trabalho do mix, vendendo itens de alto giro, alguns de menor giro e melhor margem, mas adequado àquele canal.

 Por isso, é preciso que informações completas do mix ideal do canal, restringidos os produtos mais oferecidos, para aqueles que tenham sintonia com o PDV. Caso contrário, sua margem de hoje será a troca de amanhã.

 

Conclusão

O controle de execução e a margem são essenciais para o gerenciamento do distribuidor. Gerenciar o preço e o lucro do produto de acordo com o giro do produto, e garantir que a aplicação do produto no PDV obtenha melhores resultados sem afetar o volume de vendas. Preste atenção aos custos de transporte, custos de validade do produto e custos de pessoal, e você deve fazer tudo para fora.