Para ter a certeza de que seus colaboradores estão sendo atuantes, é preciso mensurar alguns indicadores de desempenho. Continue lendo esse artigo para saber o que são esses indicadores e como melhorar a produtividade das equipes com o auxílio da tecnologia.

 

Como saber se as equipes da distribuidora estão sendo produtivas?

Primeiramente, para entender como mensurar a produtividade das equipes, é importante entender o conceito de indicadores de desempenho. 

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão utilizadas para uma análise mais precisa dos processos. Com eles, é possível calcular se as metas foram alcançadas, se o emprego dos recursos foi efetivo e quais falhas foram acometidas em cada etapa dos procedimentos. 

Usando essas ferramentas, o gestor consegue ter uma visão mais abrangente e pode acompanhar melhor as rotinas das equipes, identificando quais ações são mais eficazes e os pontos que precisam de melhorias. 

Para lhe ajudar a entender melhor, vamos conhecer alguns desses indicadores e o que eles podem lhe ajudar na hora de tornar sua gestão mais efetiva.

O que você como gestor deve acompanhar?  

Horas Trabalhadas

Como o nome já diz, esse indicador representa o número de horas que foram trabalhadas. Se o número for alto, significa que a demanda também foi, caso o contrário, se o número for baixo, significa que houve uma queda na produção. 

Com uma análise detalhada dessas horas trabalhadas, o gestor consegue visualizar e avaliar a taxa de absenteísmo, número de metas batidas e também adequar o seu planejamento para reduzir os prejuízos e gerir melhor as equipes. 

Vendas efetivas

O indicador de vendas efetivas é uma forma do gestor ter uma visão do índice de fechamento de cada negociação, sejam elas vendas efetivadas ou as novas oportunidades abertas.

Com isso, ele poderá acompanhar e identificar as possibilidades durante todas as etapas do funil de vendas e entender também os motivos que fizeram os clientes desistirem das compras.

Faturamento

Esse indicador revela quanto a sua distribuidora gerou em vendas. Nele é possível avaliar o ticket médio, ou seja, o volume de vendas que a equipe tem gerado. Ele corresponde a divisão do faturamento total pelo número de vendas em um determinado período, indicando o gasto médio de cada cliente.

Dessa forma, o gestor pode ter uma visão acerca dos resultados que estão sendo alcançados pelas equipes de vendas e de marketing.

Tempo Operacional e satisfação do cliente

Esse indicador está relacionado ao tempo operacional, ou seja, no caso de distribuição o tempo que os motoristas conseguem realizar todas as entregas, sem devoluções ou danos, e em um menor prazo possível para garantir a satisfação dos clientes.

Com o monitoramento da produtividade na distribuição, é possível ter um entendimento sobre o tempo gasto em cada etapa, e com isso conseguir traçar as ações com mais objetividade, otimizar as rotas e reduzir os custos operacionais e logísticos.

 

Invista em tecnologia 

Como destacamos anteriormente, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada para melhorar o desempenho de suas equipes. Com as ferramentas certas, você consegue obter dados completos sobre todos os processos de seu negócio. 

Com uma rotina de gestão de equipes mais inteligente, a sua distribuidora pode aumentar as suas vendas, diminuir os custos, otimizar a logística e tornar o ambiente de trabalho mais eficaz. 

Atualmente, existem diversas ferramentas como, por exemplo,ERPs, Aplicativos de Força de Vendas, CRM, que apresentam as melhores soluções para você ter menos trabalho e mais controle de todas as informações que podem ajudar a melhorar a sua gestão.

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