Cada negócio tem uma demanda específica com transportes e, mesmo uma única empresa, terá demandas diferentes. Por exemplo, uma grande indústria precisará levar seus profissionais da cidade até a fábrica, mas também precisará levar potenciais clientes e fornecedores para a sua sede. Essas pessoas não irão no mesmo sistema de transporte, pois isso atrapalharia ambos.

Assim, é essencial saber como otimizar o transporte na sua empresa. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

 

Como otimizar o transporte na sua empresa em 5 passos

1. Entenda que cada negócio tem seu contexto

Um ponto primordial sobre o trabalho de gestão de transporte em uma empresa é considerar que cada negócio tem o seu contexto. Mesmo empresas do mesmo segmento (e, em alguns casos, do mesmo porte) terão contextos diferentes por estarem localizadas em posições distintas.

Por exemplo, imagine duas fábricas que produzem chocolates. Uma delas está localizada dentro do ambiente urbano da cidade, com ponto de ônibus na sua porta. A outra está na parte mais rural do município. Ambas têm o mesmo faturamento anual.

Cada uma dessas fábricas terá um contexto de transporte. Uma poderá usar a rede de transporte pública para locomover seus funcionários, enquanto a outra precisará promover uma opção de transporte para levar a equipe para trabalhar.

Uma empresa, por exemplo, poderá precisar comprar carros para os profissionais da direção (via leasing ou aluguel), enquanto outras vão pagar a gasolina e etanol da equipe. Varia de contexto a contexto.

Portanto, avalie bem o seu contexto e veja quais são as opções, soluções e desafios que sua empresa precisa enfrentar no dia a dia.

 

2. Estabeleça o que você precisa

Para poder otimizar o processo de transporte da sua empresa, é importante escrever o que você precisa para poder pensar em soluções para isso. Afinal, como mencionamos, são vários contextos diferentes.

Vamos retomar o exemplo da fábrica de chocolate que fica nos arredores da cidade. Ela precisa:

  • transporte para levar a equipe de produção, limpeza e segurança;

  • transporte para a parte administrativa e diretoria;

  • transporte de insumos, produtos finalizados e outros;

  • transporte de fornecedores, potenciais clientes e outros executivos para reuniões.

Cada uma dessas necessidades envolve uma série de opções. Por exemplo, para levar a equipe de produção, limpeza e segurança, pode ser uma boa ideia fretar um ônibus ou algo do tipo. Para o transporte de fornecedores e potenciais clientes, um táxi corporativo pode ajudar (já que são ações mais pontuais).

 

3. Pesquise por opções no mercado

Quando for decidir por uma solução, faça uma pesquisa completa de mercado para ver todas as alternativas disponíveis para você. Quanto mais extensa a pesquisa, melhor será a tomada de decisão em relação à solução escolhida.

Por exemplo, imagine que a empresa decidiu alugar veículos para o corpo de diretores. Vale a pena comprar carros novos Fiat, Volkswagen ou Chevrolet? É melhor deixar cada um escolher ou selecionar por eles? Sedãs ou SUVs? Pensar no conforto ou na economia de combustível?

E o ônibus fretado: é melhor desse tamanho ou daquele? Um miniônibus é melhor? Talvez 2 miniônibus para duas rotas diferentes seja mais produtivo e confortável para todos do que um ônibus só?

 

4. Faça contas e veja o que é mais vantajoso no longo prazo

Um ponto importante a considerar é o impacto a longo prazo dessas ações na sua empresa. Às vezes, no curto prazo, comprar carros para a equipe pode ser caro demais, mas uma boa ação no longo prazo quando consideramos a quilometragem rodada.

Mas, novamente, essa é uma opção que depende muito do contexto de cada empresa. Até a localização da casa dos funcionários importa nesse caso. Por isso, faça as contas e veja o impacto financeiro da decisão no curto, médio e longo prazo.

 

5. Pondere outros fatores além do econômico

No entanto, lembre-se de um ponto muito importante: nem todas as decisões da sua empresa devem ser tomadas só com o ponto de vista econômico na cabeça. Existem outras vertentes de gestão a considerar.

Por exemplo, uma boa opção de transporte, mesmo que mais cara, pode aumentar a produtividade do time. Ou então pode ajudar a reter talentos para a sua empresa. Portanto, considere todo o aspecto de cada decisão antes de tomá-la.

Um exemplo é a pandemia do novo coronavírus. O cuidado com a saúde dos profissionais é vital e isso se vê no transporte também. Mesmo que os gastos sejam maiores, vale a pena tomar as decisões de maior proteção para os funcionários.

Com essas dicas, ficará mais fácil trabalhar com as necessidades de transporte do seu negócio. Dito isso, é importante entender que saber como otimizar o transporte na sua empresa é apenas parte da tarefa. É necessário também contar com bons fornecedores, ter uma logística adequada e monitorar todos os serviços prestados para garantir que está tudo certo. Controle os dados, teste novas soluções e meça o impacto das suas estratégias.