Estoque parado: problemas que sua distribuidora pode evitar
Conheça os principais problemas causados pelo estoque parado e, entre as soluções, veja como um sistema para distribuidoras pode ajudar.
Muitos gestores afirmam que o estoque é o coração de uma distribuidora. O que podemos afirmar é que este setor precisa ser gerenciado e monitorado de perto, afinal, problemas como “estoque parado” podem culminar em sérios riscos para o negócio.
Se houve um investimento para que existissem produtos armazenados, significa que estoque parado é o mesmo que dinheiro parado. Em outras palavras, o capital investido fica retido quando esses materiais não são vendidos. Se esse dinheiro que poderia ser investido em outras áreas fica parado, todo o negócio pode sofrer consequências.
Criamos este conteúdo para te explicar mais sobre os impactos desse problema e também falar sobre como é possível evitá-lo. Neste artigo, você ainda verá como um sistema para distribuidoras pode te ajudar. Continue a leitura.
Principais problemas causados por estoque parado
Com o mercado cada vez mais competitivo, é cada vez mais necessário otimizar processos e recursos para manter o negócio saudável e em destaque. Neste cenário, problemas como esses causados por estoque parado são muito prejudiciais.
Maior custo para manutenção do estoque
Antes de qualquer coisa, é importante lembrarmos que a própria manutenção do estoque gera custos. É necessário deslocar profissionais e dispor de uma estrutura física para manter sua organização e manutenção. Além disso, as despesas podem aumentar ainda mais caso algum produto em estoque dependa de condições especiais, como refrigeração ou desumidificação, para serem armazenados.
Você pode evitar problemas nesse processo quando não está com o estoque parado, entretanto, vale lembrar que a otimização da gestão do estoque sempre fará a diferença em uma distribuidora. Com um sistema para distribuidoras, você pode descomplicar essa tarefa, reduzindo custos e aumentando a eficiência do controle.
Baixa liquidez
A liquidez é tida quando um negócio transforma seus ativos em caixa, ou seja, a capacidade de vender itens e gerar faturamento. Isso não acontece quando o estoque está parado. Na verdade ocorre o contrário. Se a sua distribuidora investe na compra de produtos e insumos com os próprios recursos e o resultado não for positivo, isso pode acabar comprometendo seu caixa.
Essa baixa liquidez do estoque pode trazer problemas mais agravantes como a falta de caixa para pagar colaboradores, fornecedores, impostos, entre outros compromissos. Isso leva a um caminho que ninguém deseja: o endividamento.
Risco da perda de produtos
Outro problema de ter o estoque parado é ter que lidar com os produtos com prazo de validade. Um grande volume de itens parados em estoque, com prazo de validade, podem causar perdas significativas e duros impactos financeiros se não forem vendidos.
Vale lembrar que ainda existem produtos sazonais, ou seja, itens que são aceitos pelo mercado somente em um período específico do ano. Além de mercadorias que podem ser danificadas com o tempo.
Isso mostra o quanto é importante otimizar tanto o setor de vendas quanto a gestão do estoque. O uso de uma ferramenta que automatiza a gestão e que fornece dados precisos sempre que precisar pode contribuir muito na sua estratégia.
Como mencionado, alguns produtos apresentam prazos de validade. Isso pode ser um fator crucial e extremamente problemático para empresas com volume grande de itens parados em estoque.
Manter itens preservados em seu estado de conservação original por um longo período pode ser um grande desafio e trazer perdas significativas devido a quebras, danos, avarias ou até mesmo por alterações significativas em sua apresentação.
Com relação a perdas, não podemos esquecer daquelas provocadas por extravio e roubo. Quanto mais tempo permanece em estoque sem o controle adequado, maiores as chances de ocorrerem episódios que aumentam a fragilidade do inventário.
Menor poder de investimento
Enquanto você estiver com o estoque parado, pode ficar mais difícil realizar novos investimentos e até mesmo aproveitar novas possibilidades de mercado. Do que adiantará, por exemplo, identificar um produto que está em alta e que poderia alavancar suas vendas, se você tiver o caixa comprometido, sem poder de investimento?
Enfim, pensando nesses problemas citados acima, o que poderia ser feito para evitá-los? Falaremos disso a seguir.
Realize promoções atrativas
Se considerarmos, como dito anteriormente, que produtos parados em estoque podem perder valor de revenda, assim como sofrerem depreciação e ultrapassarem o prazo de validade, é necessário pensar em outras alternativas.
Por isso, pode ser interessante fazer uma pesquisa de mercado, avaliar a situação dos produtos parados em estoque e pensar em uma promoção que seja de fato atrativa para que os consumidores sejam capazes de comprar todos os itens.
Nesse aspecto, é fundamental ter uma visão ampla, estratégica, e que busque a saúde financeira do negócio. Nesse cenário, você pode ter uma recuperação significativa ou reduzir os impactos negativos (o que depende muito de cada situação).
Para isso, contar com um sistema que mostre dados precisos sobre o seu estoque pode ser valioso, afinal, assim você poderá agir estrategicamente baseando-se em informações reais.
Verifique se há sazonalidades nas vendas
Um passo importante para otimizar a gestão do estoque parado e evitar mais problemas é identificar as sazonalidades das vendas, ou seja, o início e o fim das fases sazonais de cada item. Por isso é necessário ter conhecimento sobre o ciclo de vendas dos produtos e identificar as épocas em que há um aumento ou diminuição nas vendas.
Com informações precisas sobre as vendas em mãos, você poderá programar-se de forma efetiva e efetuar compras mais assertivas, reduzindo a chance de ficar com itens parados em estoque.
Entenda cada vez o comportamento do seu consumidor
Um estoque parado pode ser causado por diferentes motivos, como:
- problemas no cadastro dos produtos;
- falta de controle nas entradas;
- controle todo feito de forma manual;
- vendas; entre outros.
E quando o assunto é vendas, já parou para pensar que alguns dos produtos podem não estar atendendo ao perfil de consumo dos clientes? Por isso é importante investir em pesquisas e estar sempre atento ao comportamento de cada consumidor no mercado.
Assim, você poderá otimizar tanto suas estratégias de marketing quanto o seu setor de vendas. Saber qual produto tem maior potencial e qual possui menor potencial de giro faz toda a diferença.
Não perca tempo e use a tecnologia a seu favor
Muitas empresas optam por usar planilhas na hora de gerenciar o estoque, entretanto, esses documentos podem acabar se perdendo e gerando retrabalho para a equipe.
Com um sistema para distribuidoras, você pode descomplicar todo o controle do estoque, centralizar todas as informações de forma prática, simples e efetiva. O sistema permite acompanhar as movimentações, como entradas e saídas, de forma muito mais ágil e dinâmica mesmo quando estiver a distância.
Além de reduzir custos, ao otimizar a gestão do estoque com o apoio de uma tecnologia, você pode focar o tempo e a energia da sua equipe em outros processos. Com isso, você terá tudo o que precisa para evitar erros no setor e poderá trabalhar mais assertivamente para o sucesso da sua distribuidora.
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