Por isso, para que os resultados sejam alcançados, os processos dessa atividade devem ser feitos com muita atenção e com um planejamento bem estruturado e efetivo.  

Visto isso, para tornar a logística de distribuição uma atividade rentável e lucrativa e que garanta a satisfação do consumidor, é fundamental que os processos sejam otimizados. 

Entenda como funciona a logística de distribuição, etapas,  importância para alcançar os resultados planejados e como a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua distribuidora nesse processo.

 

O que é a logística de distribuição?

A logística de distribuição pode ser entendida como um conjunto de atividades que envolve toda a gestão da mercadoria, desde o momento que ela sai da fábrica até o momento que é entregue ao consumidor.

Essas atividades podem ser definidas como:

Gestão de transportes — nessa etapa é definida toda a gestão do transporte, desde que a mercadoria seja transportada (rodovia, ferrovia, água, etc), até mesmo o tipo veículo que irá realizar o transporte.

Conferência e expedição de mercadorias — nessa etapa é feita a conferência da mercadoria, desde a quantidade de itens, até para onde eles serão enviados.

Gestão de frete — nessa etapa é feito o gerenciamento do cálculo do frete, conforme as informações da gestão de transportes.

Análise de indicadores — nessa etapa é feita a análise dos resultados para que a atividade de logística continue operando com os melhores resultados.

Roteirização — essa etapa é responsável por definir o melhor roteiro para a entrega da mercadoria, assim como todos os gastos que envolvem esse processo. 

 

Qual a importância da logística de distribuição?

A logística de distribuição é importante para uma distribuidora, pois impacta diretamente na entrega das mercadorias, no aumento do faturamento e na qualidade do atendimento.

Diante do atual cenário econômico e da grande concorrência do mercado, saem na frente as distribuidoras que otimizam os seus recursos e oferecem um processo eficiente de logística de distribuição.

Sendo assim, a implantação de soluções tecnológicas para otimizar os processos, como, por exemplo, sistemas de gestão, é uma maneira eficaz de melhorar a logística de distribuição e alcançar os resultados esperados.

 

Tecnologia como grande aliada

Por meio da implantação de sistemas de gestão, diversos processos da logística de distribuição podem ser otimizados e tarefas que levariam tempo para serem realizadas e com custos maiores, podem ser feitas com mais agilidade e economia. 

Logo, um sistema de gestão como um ERP, garante que todos os processos sejam automatizados e bem executados, isso desde a aquisição de mercadorias até o recebimento das receitas de vendas.

Com um software ERP é possível realizar a gestão dos processos por meio de um único sistema e em tempo real. Com ele é possível realizar o gerenciamento dos pedidos dos clientes, da frota de transportes, controlar a emissão de documentos de frete; os custos com pagamentos, prever a necessidade de reposição de estoque, possíveis falhas e fazer escolhas mais assertivas.