Prestar suporte na pós-venda é muito importante para aumentar a retenção de clientes, e com isso evoluir nas vendas e upsell, dando maior vantagem competitiva para a distribuidora, além de coletar dados e melhorar o relacionamento com clientes.

 

Quando o assunto é pós-venda, muitas distribuidoras ainda deixam a desejar. Isso porque, elas podem até finalizar o processo de compra de maneira impecável, mas acabam deixando passar a oportunidade de continuar esse ciclo.

O que é a pós-venda?

Pós-venda nada mais é do que atividades trabalhadas para manter o bom relacionamento entre empresas e clientes depois de realizarem uma compra, ou seja, é toda a atividade pensada após a concretização de uma venda. 

Assim, compreende como pós-venda todo atendimento de qualidade e que atenda as necessidades do cliente, onde o resultado é a fidelização  a sua distribuidora, ou seja, você ganhar promotores da marca, que serão responsáveis por atrair novos clientes. 

É preciso entender que, não adianta sua distribuidora trabalhar com produtos de qualidade e investir na divulgação se não se preocupar em oferecer processos de compra onde a satisfação do cliente venha em primeiro lugar. Isso interfere diretamente na reputação da distribuidora. 

Importância da pós-venda para distribuidora?

Como falamos acima, ter uma pós-venda eficiente é de extrema importância para distribuidora conquistar novos clientes. Segundo Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Continue a leitura e veja a importância de investir na pós-venda da sua distribuidora.

Fidelizando o cliente

Com certeza você já deve ter ouvido falar que a melhor propaganda quem faz é o cliente, não é mesmo? Portanto, não faça do seu pós-venda uma mera compra, transforme-a em uma prática de qualidade. 

Nutri o comprador com informações relevantes após a aquisição de alguns produtos da sua distribuidora vai enriquecer ainda mais o seu relacionamento com o cliente, seja com manuais ou mesmo o melhor jeito de utilizar o produto. 

Isso garantirá  prospecção organiza, o famoso e poderoso boca boca irá potencializar o engajamento com os consumidores e com isso garantir novas vendas. 

Aumentando as vendas

Ter uma estratégia que busquem suprir as necessidades do cliente após a compra é uma das melhores formas de garantir um relacionamento duradouro, e com isso, novas vendas para o mesmo comprador. 

 

Vamos avaliar, conquistar um novo cliente pode custar muito mais do que manter aqueles que a distribuidora já tem. Isso por que, o cliente que prioriza um bom atendimento e encontra isso na sua distribuidora dará sempre prioridade para você, mesmo tendo um preço médio de compra maior. 

 

Assim, invista em uma pós-venda de qualidade e sua distribuidora sairá na frente da concorrência. Faça promoções de aniversário, desconto em datas especiais ou entregas antes do prazo e a sua distribuidora terá sempre clientes fiéis. 

Entendendo o consumidor

É fundamental ter processos organizados em uma distribuidora, principalmente quando nos referimos a coletar dados e informações dos clientes. Por isso, o momento ideal de intensificar o relacionamento com o cliente é na pós-venda. 

 

Isso mesmo, o cliente vai está contente e feliz por ter realizado a compra, e com isso, ficará mais propenso a fornecer qualquer informação que pedidas. 

 

E é através dessa pequena entrevista, que a distribuidora poderá mapear o caminho ideia para lidar com cada cliente, identificado os pontos fracos e fortes de cada setor da distribuidora. 

 

Como podemos ver, ter uma equipe preparada para elevar o pós venda é de extrema importância para potencializar os resultados não só das distribuidoras, mas de qualquer empresa que visa ter sucesso. 

Ter treinamentos específicos de atendimento e principalmente cumprir com o que foi oferecido pode atrair ainda mais clientes para sua distribuidora.