Predição de vendas: solução para distribuidoras de materiais de higiene e limpeza
Entenda o que é predição de vendas e veja 10 benefícios que um sistema para distribuidoras com esse potencial pode levar para sua distribuidora de materiais de higiene.
Sim, a predição de vendas é uma ferramenta muito importante para o sucesso contínuo de uma distribuidora. Sabemos que em um mercado competitivo e em constante mudança, é um desafio para o setor de vendas fornecer os produtos certos, na quantidade adequada e no momento mais oportuno. É nesse contexto que a predição de vendas chega como um poderoso aliado.
Quando uma distribuidora compreende tendências e padrões de compra dos consumidores, bem como outros fatores relevantes, ela pode antecipar as demandas futuras e ajustar suas estratégias de forma precisa e inteligente.
A capacidade de prever com precisão a demanda é fundamental para gerenciar o estoque de forma eficiente, planejar estratégias comerciais eficazes e atender às expectativas dos clientes.
Ao compreender o valor da predição de vendas, sua distribuidora pode se posicionar de forma ainda mais competitiva no mercado, maximizando resultados financeiros e consolidando o relacionamento com os clientes.
Produzimos este conteúdo especialmente para falar com você sobre a importância da predição de vendas para as distribuidoras de materiais de higiene e limpeza. Queremos mostrar como essa prática pode potencializar o seu negócio de uma forma muito significativa.
Além disso, te apresentaremos uma ferramenta que vem revolucionando o setor de vendas de muitas distribuidoras. Continue a leitura e aproveite.
O que é predição de vendas e por que é importante para uma distribuidora?
De modo geral, a predição de vendas é o processo de estimar ou prever as vendas futuras com base em dados históricos e outros fatores relevantes. É uma técnica utilizada por negócios de sucesso para ajudar a tomar decisões informadas sobre produção, estoque, vendas e planejamento de negócios.
Sistema para distribuidoras para facilitar a predição de vendas
Você já pensou na possibilidade de ter uma ferramenta que te permite prever quando o estoque dos produtos que você vende para o seu cliente está chegando ao fim?
Isso seria incrível, não é mesmo? E esta é a opinião de distribuidoras que já estão usando o PREDICT para fazer esse tipo de previsão.
Usando esta ferramenta, é possível antecipar a demanda, fazendo um contato proativo, fidelizando sua carteira, oferecendo a "segurança" ao seu cliente de que ele nunca ficará sem o produto que você fornece. Em um mercado tão competitivo, isso conta muito!
Veja alguns benefícios que o PREDICT tem oferecido às distribuidoras:
1 - Retenção do cliente
Mantendo seu cliente abastecido, oferecendo seus produtos sempre no momento certo, você reduz as possibilidades do cliente comprar na mão de outro fornecedor.
2 - Otimização da logística
O gestor pode ver quem precisa de determinado produto em regiões específicas e combinar de entregar no mesmo dia. Se você fornece produtos de limpeza, por exemplo, e precisa abastecer clientes em determinado bairro ou região, pode pensar em algum tipo de ação como frete grátis, já que as entregas serão feitas em localidades próximas na mesma data.
3 - Produtividade do time de venda
Se você pode contar com uma lista de vendas prováveis, seu time de vendas pode seguir uma “fila”, sendo mais produtivos e assertivos nos contatos.
4 - Identificação do cliente perdido
A distribuidora pode visualizar as previsões que não foram de fato compradas. É importante pensar que se esse cliente ainda não comprou, a probabilidade dele comprar com outro fornecedor é grande. Essa é mais uma informação que você pode ter via PREDICT.
5 - Sugestão de aumento de Mix
Por mais que isso não faça parte da predição de venda, é mais um recurso entregue pelo PREDICT. Imagine, por exemplo, que o cliente A da sua distribuidora compre papel toalha, papel higiênico e sabonete. Se o cliente B só compra papel toalha, você pode usar dados como base para oferecer outros produtos para ele.
Em outras palavras, com o PREDICT, você pode criar Mix de produtos para oferecer a clientes com características similares a outros.
6 - Organização do departamento de compra do cliente
É importante pensar que a pessoa responsável pelas compras do cliente nem sempre tem um controle de estoque assertivo.
Sendo assim, com o PREDICT, sua distribuidora não perde tempo perguntando ao departamento de compras do cliente se o produto está ou não acabando. Pode acontecer do cliente nem ter essa informação precisa para te passar no momento.
Agora, pense no impacto de já ligar para o cliente com informações precisas sobre a necessidade de compra dele. Seu vendedor poderia entrar em contato com o cliente informando que o item X provavelmente acabará em uma quantidade específica de dias.
Dessa forma, com o PREDICT, você poderá oferecer um atendimento muito mais personalizado, impactando positivamente no relacionamento com esse cliente.
7 - Planejamento de compras
Se você tem um controle preciso e atualizado sobre o que terá que vender, sua distribuidora consegue se programar para ter o produto a tempo de atender esses clientes. Com isso, sua distribuidora não precisará comprar para mais, deixando dinheiro parado, e não correrá o risco de comprar uma quantidade insuficiente.
8 - Identificação da capacidade do time de vendas
Se a sua distribuidora tem inúmeros vendedores e também diversos clientes, é provável que estejam dividindo clientes por vendedores. Nesse cenário, muitas empresas perdem clientes e não sabem porque estão perdendo. Como ter certeza se aquele profissional do seu time consegue trabalhar com determinada quantidade de predições/clientes?
Com o PREDICT, você consegue mapear isso com maior precisão. Com dados precisos, você consegue identificar qual vendedor tem tempo para trabalhar com mais clientes ou identificar algum profissional que está perdendo vendas por não conseguir atender a demanda e assim contratar um novo colaborador.
Vale ressaltar que é importante que seu time de vendas atenda a carteira de clientes e alcance novos. Com o PREDICT descomplicando a predição, seu vendedor poderá se organizar melhor dentro do mês, otimizando sua rotina para não perder clientes antigos e não deixar passar nenhum desses potenciais clientes.
“Nos próximos 5 dias, nenhum cliente nosso precisará de estoque. Posso organizar meu tempo para buscar clientes novos”.
9 - Previsibilidade
Está relacionado ao planejamento financeiro, que citamos anteriormente. Permite o gestor saber o que terá como provável receita para se planejar estrategicamente com despesas, investimentos, entre outras coisas.
10 - Retenção da informação
Com uma solução como o PREDICT, você tem o total controle sobre os dados referentes a clientes. Dessa forma, sua distribuidora não fica “refém” da presença de um vendedor específico. Caso alguém esteja de férias ou saia da empresa, você seguirá com informações suficientes para atender e reter aqueles clientes que se relacionavam com o colaborador que saiu.
Enfim, é evidente que a predição de vendas desempenha um papel fundamental para as distribuidoras no atual cenário de negócios. Ao utilizar ferramentas e análises preditivas, como os recursos proporcionados pelo PREDICT, sua distribuidora pode antecipar as demandas dos consumidores, otimizar seu estoque, melhorar a eficiência operacional e aumentar sua lucratividade.
Além disso, a predição de vendas te permite estar mais preparado para enfrentar desafios como sazonalidade, flutuações de mercado e incertezas econômicas.
Ao investir nessa abordagem orientada por dados, as distribuidoras podem alcançar uma vantagem competitiva significativa, garantindo um crescimento sustentável e uma posição sólida no mercado. Esperamos que este conteúdo seja útil para você.