Dessa forma, se a sua intenção é ter um público fidelizado e sucesso nas vendas de sua distribuidora em 2022, é importante acompanhar e seguir as principais tendências e oportunidades de marketing para o mercado distribuidor. 

Para lhe ajudar, vamos listar as 3 principais tendências de marketing e vendas para setor, acompanhe:

 

Presença Digital 

Estamos vivenciando a transformação da era digital. Por isso, é preciso que a sua empresa vá onde o seu público está. Para isso, é fundamental que a sua distribuidora invista em uma forte presença e posicionamento no mercado online.

Para esse fim, listamos algumas possibilidades de ações de marketing digital e vendas para você adotar em sua distribuirá:

Site Institucional

O site institucional é uma ótima forma de apresentar a sua empresa e torná-la conhecida. Por meio dele você pode disponibilizar informações importantes sobre os seus produtos e serviços na internet e melhorar a comunicação com seus clientes. 

Com essa presença online, você também fortalece a imagem da sua distribuidora, atrai pessoas interessadas e consequentemente aumenta o número de clientes e de vendas.

Não esqueça de oferecer uma experiência diferenciada aos seus visitantes, com informações de contatos acessíveis e de investir em um layout bonito, criativo, responsivo e com uma ótima performance. 

 

Redes Sociais

As redes sociais, mais do que nunca, fazem parte da vida das pessoas. Nesse contexto, elas são consideradas plataformas indispensáveis para as empresas que querem divulgar os seus serviços, atrair e fidelizar os clientes. 

Faça uma análise de qual plataforma está mais direcionada para o seu público-alvo e use a criatividade para produzir conteúdos atrativos e relevantes. 

 

Email Marketing 

O email marketing é uma solução digital muito eficaz para o empreendimento que almeja construir e desenvolver uma audiência engajada, já que ela permite o contato direto e a longo prazo com a sua audiência. 

Logo, trabalhe bem os conteúdos em todas as etapas do funil de vendas de modo a gerar novos leads e fidelizar os clientes atuais. 

 

E-commerce

Ter um  e-commerce é importante para criar uma presença digital e melhorar a experiência de seus clientes. Anunciar os seus produtos e serviços em um ambiente online ajuda a aumentar o seu público e também o faturamento.

Por meio do e-commerce,  seus clientes conseguem visualizar os seus produtos com mais comodidade, sem sair de casa, a qualquer hora do dia e ainda acompanhar o andamento da compra.

Tenha um e-commerce nativoe integrado com outros sistemas, que mostre as informações  de forma clara, com um design amigável e com boa navegação, seja seguro e ofereça suporte 24h aos seus clientes via chat.

 

Mobilidade 

A mobilidade é um processo importante para uma distribuidora e impacta diretamente nas vendas, já que quem atua neste setor precisa realizar várias visitas para atender os clientes e fechar vendas. 

Por isso, adotar ferramentas como, por exemplo,aplicativos de Força de Venda,  podem ajudar os colaboradores das empresas na logística, e também beneficiar os clientes,  simplificando e agilizando os processos de venda. 

Esses aplicativos podem ser integrados aos sistemas de gestão e com isso, eles são capazes de auxiliar na administração das compras de mercadorias, rotinas de pagamento, emissão de relatórios, gerenciamento de estoque, entre outros serviços.

 

Análise de Dados

Por falar em software de gestão, eles fazem toda a diferença em uma empresa que deseja otimizar os seus processos e realizar uma administração mais ágil e  eficiente.

Isso porque a ferramenta integra todos os dados da empresa em uma única tela, disponibilizando em tempo real todas as informações relevantes do seu negócio, oferecendo soluções para a tomada de decisões assertivas e que conquistem os seus clientes.

Ao longo do texto, reforçamos as principais tendências de marketing e vendas para o mercado distribuidor. Esperamos que nossas dicas transformem o potencial de vendas da sua distribuidora e a auxilie a avançar cada vez mais em busca dos melhores resultados.