Vendas externas: quais suas vantagens para sua empresa
Os gerentes esperam naturalmente trazer melhor desempenho para sua empresa. No entanto, o desejo de crescimento deve ser consistente com os desenvolvimentos tecnológicos e deve se adaptar às novas tendências de mercado em seus segmentos. E na venda externa isso não é diferente e as novas ferramentas passam a ser facilitadoras do processo de negócios.
Os smartphones e tablets tornaram-se companheiros leais para os vendedores, e as tecnologias móveis estão em constante inovação para auxiliar na gestão empresarial ou no campo das comunicações. Ao usar aplicativos como o força de venda, pode obter um impacto altamente positivo no controle da sua distribuidora, veja mais sobre.
O que é um aplicativo de força de vendas?
O aplicativo de força de vendas é uma solução projetada para automatizar as vendas e aumentar as taxas de conversão. O sistema é utilizado por vendedores externos e representantes comerciais, e permite uma maneira fácil de fazer pedidos por meio de smartphones e tablets.
As funções fornecidas pelo aplicativo podem não só melhorar a eficiência do trabalho da equipe, mas também melhorar a eficiência organizacional da distribuidora. Isso porque quando um pedido é feito conforme a política comercial da distribuidora, o pedido é sincronizado com o sistema de nuvem da equipe de vendas, podendo ser consultado e enviado ao departamento responsável.
Uma página onde o gestor pode acessar todos os relatórios disponíveis e obter informações atualizadas em tempo real para garantir maior agilidade e automação nas vendas. É neste caso que a aplicação do vendedor faz a diferença, pois o melhor momento para transações é garantido face a face com os clientes.
Vantagens do sistema de vendas externas
Os responsáveis pela distribuidora devem pensar com ousadia, focar na organização e no desenvolvimento maior e buscar a diferenciação no mercado. Ferramentas que funcionam perfeitamente em dispositivos móveis podem contribuir muito para o sucesso.
Existem alguns benefícios que podem agilizar o trabalho do vendedor. Confira alguns:
Acompanhamento em tempo real
Como falamos antes, o aplicativo de venda permite acesso em tempo real às informações, pode acompanhar o trabalho da equipe e prever o andamento das negociações. Além disso, o gerente poderá auxiliar na concretização da venda e verificar os clientes e targets atendidos.
Com isso, o aplicativo de venda externa elimina o tempo de espera por relatórios, para que o vendedor possa consultar em tempo real eventuais descontos, inadimplências, prazos de pagamento, etc. Vale ressaltar que com a ajuda da solução W3ERP, o aplicativo pode ser utilizado mesmo offline, para que a conexão seja restabelecida via wi-fi ou 3G.
Comunicação instantânea entre gerentes e equipe de vendas externa
Usando a versão móvel do software, você pode se comunicar instantaneamente entre colaboradores internos e externos e trocar informações valiosas entre gerentes e equipe de vendas. Conforme mencionado acima, essa ferramenta permite que os gestores sejam usados como um guia nas estratégias de negociação.
O software torna-se um canal de comunicação prático e eficaz, pois em circunstâncias especiais, caso seja necessário um desconto maior ou melhores condições de pagamento, o gestor pode ser contatado diretamente de forma cautelosa e rápida para garantir o bom andamento da negociação.
Integração com o ERP
Ter um software de força de venda é cada vez mais importante para os resultados da distribuidora. Mas, esses resultados podem ser ainda maiores quando existe a integração com o ERP web. Isso porque, é possível monitorar não só os resultados comerciais, mas também o impacto em outras áreas da organização.
Entre outros benefícios que a integração possibilita estão:
- Garantia de que o vendedor aplique os descontos e políticas comerciais corretamente;
- Configure as tabelas de preço por vendedor, cliente ou outro critério a sua escolha;
- Controle o estoque e mostre ao vendedor a quantidade de itens disponível;
- Calcule automaticamente vendas com impostos como ICMS, ST e IPI.
Como vimos, sua distribuidora tem vários motivos para investir em aplicativos de vendas. Numa época em que é preciso reduzir custos e realizar trabalhos remotos, ter software integrado e eficiente é sem dúvida uma grande vantagem.
Portanto, devemos entender que a adoção de tecnologia não é um custo, mas um investimento na sua distribuidora, por exemplo, isso não é apenas um diferencial, mas também ajuda a reduzir os custos operacionais.
Quer ver na prática como o sistema de vendas externas pode ajudar sua distribuidora? Temos uma dica, aqui.