Os smartphones e tablets tornaram-se companheiros leais para os vendedores, e as tecnologias móveis estão em constante inovação para auxiliar na gestão empresarial ou no campo das comunicações. Ao usar aplicativos como o força de venda, pode obter um impacto altamente positivo no controle da sua distribuidora, veja mais sobre. 

 

O que é um aplicativo de força de vendas?

O aplicativo de força de vendas é uma solução projetada para automatizar as vendas e aumentar as taxas de conversão. O sistema é utilizado por vendedores externos e representantes comerciais, e permite uma maneira fácil de fazer pedidos por meio de smartphones e tablets.

As funções fornecidas pelo aplicativo podem não só melhorar a eficiência do trabalho da equipe, mas também melhorar a eficiência organizacional da distribuidora. Isso porque quando um pedido é feito conforme a política comercial da distribuidora, o pedido é sincronizado com o sistema de nuvem da equipe de vendas, podendo ser consultado e enviado ao departamento responsável.

Uma página onde o gestor pode acessar todos os relatórios disponíveis e obter informações atualizadas em tempo real para garantir maior agilidade e automação nas vendas. É neste caso que a aplicação do vendedor faz a diferença, pois o melhor momento para transações é garantido face a face com os clientes.

 

Vantagens do sistema de vendas externas 

Os responsáveis ​​pela distribuidora devem pensar com ousadia, focar na organização e no desenvolvimento maior e buscar a diferenciação no mercado. Ferramentas que funcionam perfeitamente em dispositivos móveis podem contribuir muito para o sucesso.

Existem alguns benefícios que podem agilizar o trabalho do vendedor. Confira alguns:

Acompanhamento em tempo real 

Como falamos antes, o aplicativo de venda permite acesso em tempo real às informações, pode acompanhar o trabalho da equipe e prever o andamento das negociações. Além disso, o gerente poderá auxiliar na concretização da venda e verificar os clientes e targets atendidos. 

Com isso, o aplicativo de venda externa elimina o tempo de espera por relatórios, para que o vendedor possa consultar em tempo real eventuais descontos, inadimplências, prazos de pagamento, etc. Vale ressaltar que com a ajuda da solução W3ERP, o aplicativo pode ser utilizado mesmo offline, para que a conexão seja restabelecida via wi-fi ou 3G.

 

Comunicação instantânea entre gerentes e equipe de vendas externa

Usando a versão móvel do software, você pode se comunicar instantaneamente entre colaboradores internos e externos e trocar informações valiosas entre gerentes e equipe de vendas. Conforme mencionado acima, essa ferramenta permite que os gestores sejam usados ​​como um guia nas estratégias de negociação. 

O software torna-se um canal de comunicação prático e eficaz, pois em circunstâncias especiais, caso seja necessário um desconto maior ou melhores condições de pagamento, o gestor pode ser contatado diretamente de forma cautelosa e rápida para garantir o bom andamento da negociação.

 

Integração com o ERP 

 Ter um software de força de venda é cada vez mais importante para os resultados da distribuidora. Mas, esses resultados podem ser ainda maiores quando existe a integração com o ERP web. Isso porque, é possível monitorar não só os resultados comerciais, mas também o impacto em outras áreas da organização.

Entre outros benefícios que a integração possibilita estão:  

  • Garantia de que o vendedor aplique os descontos e políticas comerciais corretamente;
  • Configure as tabelas de preço por vendedor, cliente ou outro critério a sua escolha;
  • Controle o estoque e mostre ao vendedor a quantidade de itens disponível;
  • Calcule automaticamente vendas com impostos como ICMS, ST e IPI. 

Como vimos, sua distribuidora tem vários motivos para investir em aplicativos de vendas. Numa época em que é preciso reduzir custos e realizar trabalhos remotos, ter software integrado e eficiente é sem dúvida uma grande vantagem.

Portanto, devemos entender que a adoção de tecnologia não é um custo, mas um investimento na sua distribuidora, por exemplo, isso não é apenas um diferencial, mas também ajuda a reduzir os custos operacionais.

Quer ver na prática como o sistema de vendas externas pode ajudar sua distribuidora? Temos uma dica, aqui.