Com tantas demandas no dia a dia da cadeia de abastecimento, muitos gestores do armazém não conseguem organizar suas mercadorias de maneira otimizada para proporcionar o aumento de produtividade no centro de distribuição. Isso se torna uma dor de cabeça quando os separadores precisam localizar uma mercadoria dentro do depósito.

 

Um armazém sem estratégia definida pode trazer muitos prejuízos para a empresa, com necessidade de uma equipe maior, morosidade nas atividades e até mesmo elevados gastos financeiros. E, ainda assim, em muitos casos os problemas continuam persistindo.

 

Não é raro encontrar várias dificuldades em estoques que não têm planejamento efetivo. Especialistas em logística relatam diversos casos em que os gestores sequer tinham consciência da gravidade deste problema e o quanto ele atrapalhava o desenvolvimento logístico da empresa.

 

Dentre as questões mais recorrentes dentro dos centros de distribuição está a perda de mercadorias, em que muitos itens acabam ultrapassando a data de validade. Isso gera um aumento nas despesas e, consequentemente, sua operação logística acaba ficando mais cara.

 

Para superar esses desafios e conseguir utilizar o estoque em sua totalidade da maneira mais assertiva possível, existem metodologias indicadas para cada objetivo específico da empresa. Quando falamos da disposição do estoque, abordamos termos como FIFO (First In, First Out), FEFO (First Expired, First Out) e LIFO (Last In, First Out).

 

Entendendo os métodos FIFO, FEFO e LIFO

 

Essas nomenclaturas correspondem a um controle de estoque estratégico, obedecendo a entrada e saída de produtos, controle de validade e a rotatividade das mercadorias. O gestor de logística é que determina qual modalidade se adequa mais às demandas e aos produtos armazenados.

 

Todo final de ano, na realização do inventário, é comum achar várias mercadorias espalhadas no estoque ou produtos vencidos. Essas falhas ocorrem por não ter um processo na hora do recebimento ou durante a movimentação dos itens no armazém.

 

Por esses motivos, garantir organização do estoque deve ser primordial ao gestor da área. Modelos como  FIFO, FEFO e LIFO são implementados para criar um controle sobre as mercadorias dentro dos centros de distribuição.

 

No caso do aumento de produtividade e otimização, contar com a tecnologia por meio de um software logístico de administração do estoque, potencializa os resultados da operação logística.

 

A inteligência de um sistema WMS, como o da onBlox, dentro centro de distribuição, faz o processo logístico reduzir em até 50%, conforme dados apresentados pelo Grupo Rio Vermelho. Além disso, possibilita que dados individuais dos colaboradores sejam apresentados ao gestor.

 

Entenda como um sistema de gestão de armazéns pode contribuir para a organização de entrada, movimentações e saídas do seu estoque, sem ter prejuízo com perdas de mercadorias, assista ao vídeo abaixo!

 

 

Fabrício Santos - Especialista de logística da onBlox Software Logístico com mais de 15 anos de experiência ajudando empresas de todos os tamanhos do atacado distribuidor a aprimorar seus processos de armazenagem e transporte.